Folha de S. Paulo


WhatsApp terá chamadas de voz a partir do próximo trimestre

O serviço de mensagens WhatsApp terá ligações de voz a partir do próximo trimestre. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (24) pelo seu fundador, Jan Koum.

Atualmente, as ligações feitas a partir do WhatsApp são transferidas para a rede das operadoras telefônicas, onde são cobradas como chamadas normais. No novo modelo, o WhatsApp, comprado na semana passada pelo Facebook, passará a competir mais diretamente com o Skype, adquirido pela Microsoft.

Koum fez hoje sua primeira aparição pública desde que o negócio de US$ 16 bilhões com o Facebook foi concretizado, na quarta-feira passada. Protagonizou uma das apresentações de abertura do Mobile World Congress, em Barcelona.

Ele não detalhou se a nova função tornará o serviço mais caro, mas falou diversas vezes que não haverá mudança no modelo de negócios do aplicativo. O WhatsApp não apresenta publicidade e custa US$ 1 anual a seus usuários –um batalhão de 465 milhões de pessoas ao redor do mundo.

Albert Gea/Reuters
Jan Koum anuncia no Mobile World Congress, em Barcelona, que o Whatsapp terá serviço de voz
Jan Koum anuncia no Mobile World Congress, em Barcelona, que o Whatsapp terá serviço de voz

O movimento vai na contramão do mercado de telefonia, no qual as chamadas têm cada vez menos importância, enquanto a transmissão de mensagens de texto, fotos e vídeo ganha predominância.

Koum brincou com isso: "Vocês ouviram as pessoas falando sobre dados. Alguém aqui ainda gosta de voz".

Ao anunciar o novo serviço, ele lembrou sua infância na antiga União Soviética –Koum nasceu na atual Ucrânia e emigrou com 16 anos para os EUA.

"Minha família tinha uma linha telefônica, mas muitos de nossos amigos não tinham", afirmou. "Nossa linha era usada por toda a vizinhança."

A novidade será introduzida primeiro nas versões para os sistemas operacionais Android e iOS.


Endereço da página:

Links no texto: