Folha de S. Paulo


Microsoft detalha Windows Phone 8.1; novidades miram Android

Suporte para dois chips, novos fabricantes parceiros e redução dos requerimentos de hardware são algumas das novidades do Windows Phone 8.1, sistema operacional para smartphones da Microsoft.

A companhia detalhou algumas das mudanças durante conferência em Barcelona, cidade onde ocorrerá a Mobile World Congress, um dos maiores eventos do setor móvel do mundo, a partir de segunda-feira (24).

O Windows Phone 8.1 terá suporte a processadores intermediários da Qualcomm (como Snapdragon 200 e 400), botões virtuais, instalação de aplicativos no cartão microSD e funcionalidade dual-SIM –todas características já presentes no concorrente Android, do Google.

Divulgação/Efe
Nokia Lumia 1320, com Windows Phone 8; aparelho poderá ser atualizado para versão 8.1
Nokia Lumia 1320, com Windows Phone 8; aparelho poderá ser atualizado para versão 8.1

A Microsoft também anunciou mais companhias parceiras: LG, Lenovo, ZTE e as indianas Xolo, Karbonn e Lava devem desenvolver telefones com o sistema.

Joe Belfiore, chefe da divisão Windows da Microsoft, disse no evento que o Windows Phone 8.1 é o terceiro sistema móvel mais popular do planeta (atrás do Android e do iOS).

O desafio no Windows Phone é os Estados Unidos, um dos países que mais vagarosamente adota o software –9% de crescimento anual por lá. Em comparação, na América Latina o percentual é de 148% e na Ásia, 105%.

Belfiore disse que hoje são 245 mil aplicativos disponíveis na Windows Phone Store (ainda pouco se comparado com os mais de 1 bilhão tanto da App Store quanto do Google Play).

O executivo anunciou ainda a chegada de um popular app na loja do sistema: o Facebook Messenger.

A atualização será compatível com todos os aparelhos que possuam o Windows Phone 8 e estará disponível durante a primavera do hemisfério norte, ou seja, em algum momento entre março e fim de junho.

Mais detalhes sobre o sistema devem ser apresentados em abril, durante a Build, evento para desenvolvedores da Microsoft.

WINDOWS 8.1

A companhia também deu detalhes sobre a atualização para o Windows 8.1, que será lançada pela Microsoft "nas próximas semanas". O foco das mudanças será em quem usa o PC apenas com mouse e teclado.

O sistema operacional terá botões de pesquisa, desligar e configurações na tela inicial e poderá rodar aplicativos na antiga área de trabalho –não será mais necessário rodar tudo a partir da interface moderna.

Os requisitos mínimos para rodar o programa também caíram –computadores com apenas 1 Gbyte de RAM e 16 Gbytes de armazenamento poderão instalar o sistema. A mudança pode atrair fabricantes a produzirem PCs com Windows mais baratos.

O repórter ALEXANDRE ORRICO viajou a Barcelona a convite da Samsung


Endereço da página: