Folha de S. Paulo


"Flappy Bird" era viciante demais para continuar existindo, diz criador

AFP
Dong Nguyen, 29, em um cibercafé de Hanoi, capital do Vietnã
Dong Nguyen, 29, em um cibercafé de Hanoi, capital do Vietnã

O desenvolvedor do jogo gratuito para celulares "Flappy Bird", que removeu o game das lojas de aplicativo da Apple e do Google no domingo (9), justificou a atitude dizendo que o aplicativo "havia se tornado um produto viciante, um problema". A entrevista foi publicada pela "Forbes" nesta terça-feira (11).

"O 'Flappy Bird' foi projetado para jogar durante alguns minutos quando você está relaxado", disse. "Mas aconteceu de ele se tornar um produto viciante. Acho que se tornou um problema. Para resolver o problema, é melhor remover o 'Flappy Bird'. Foi-se. Para sempre."

A ideia do jogo é fazer um pássaro voar por entre um maior número possível de encanamentos pareados. Há só um comando, o de bater as asas, elevando a trajetória da ave –cair no chão ou acertar um cano termina a partida.

Hoang Dinh Nam - 10.fev.14/AFP

Dong Nguyen, 29, havia tuitado a "sentença de morte" do jogo no sábado, afirmando que "não podia mais tolerar aquilo". Na noite do domingo, cumpriu a promessa de tirar o game do ar –apesar disso, quem o havia instalado antes disso ainda pode jogar.

Primeiramente lançado em 24 de março de 2013 por uma pequena desenvolvedora local, "Flappy Bird" foi criado em "dois ou três dias", disse durante a entrevista.

Alguns comentários na internet levantaram a possibilidade de a remoção ter sido forçada por uma empresa, mais notadamente a Nintendo, cuja série Mario apresentaria semelhanças visuais com "Flappy Bird". Nguyen disse que a semelhança é ocasional, e que a gigante dos games japonesa não pediu a remoção do jogo.

Em uma estimativa, o "The Verge", site especializado em cobertura tecnológica, disse que o programador estaria ganhando algo na casa dos US$ 50 mil ao dia (R$ 120,5 mil). O montante não foi confirmado por Nguyen, que alegou não saber o valor ao certo. "Mas sei que é muito."

Nguyen chegou a mencionar anteriormente um eventual "volume dois" de "Flappy Bird", mas à "Forbes", ele não confirmou a possibilidade. O desenvolvedor tem dois outros títulos populares na App Store, "Shuriken Block" e "Super Ball Juggling".

A entrevista foi realizada na língua vietnamita em um hotel da capital do país, Hanoi, pela repórter especializada em Ásia e Vietnã da revista, Lan Ahn Nguyen.

Uma série de cópias e de paródias do jogo surgiram nas últimas semanas. Algumas pessoas também compartilharam o arquivo executável do jogo para que ele possa ser instalado em novos aparelhos.


Endereço da página:

Links no texto: