Folha de S. Paulo


Nova leva de apps sociais baseia-se em anonimato; conheça cinco deles

Os eletrônicos conectados de hoje em dia deveriam vir com um aviso: "Qualquer coisa que você disser ou fizer on-line, da atualização de status ao 'selfie', pode e será usado como evidência contra você na internet."

Durante os últimos anos, tornou-se mais claro que tudo o que fazemos on-line está, de alguma maneira, sendo monitorado e amarrado à nossa identidade off-line. Cada atualização, favorito, "curtir" ou comentário que fazemos vive para sempre.

É bastante difícil escapar disso –basta perguntar a Anthony Weiner.

Mas uma leva de novos aplicativos –incluindo Wut, Secret, Confide, Popcorn e Telegram querem dar esperança aos Anthony Weiners do mundo, e a todos nós: são desenvolvidos para permitir que usuários falem secretamente ora com conhecidos ora com completos estranhos.

Divulgação
Imagens do Confide, aplicativo para troca de mensagens que se autodestroem
Imagens do Confide, aplicativo para troca de mensagens que se autodestroem

O Confide e o Telegram, por exemplo, permitem que você envie mensagens que se autodestroem depois da visualização.

Com o Confide, o texto é bloqueado e só pode ser visto quando você desliza o dedo sobre a tela. Receber mensagens faz você se sentir algo como um personagem do James Bond.

O Telegram oferece salas de bate-papo nas quais você pode ajustar um "timer", e todo o texto desaparece após um período determinado –usualmente entre um e cinco minutos.

Muitas dessas start-ups focadas em mensagens são claras variações do Snapchat, aplicativo que permite que você envie imagens que somem depois de um tempo. Ele explodiu em popularidade no ano passado.

Mas há alguns que vão além de apenas enviar mensagens, criados para serem sociais.

A ideia de uma "rede social anônima" pode soar ridícula, mas é como essa nova categoria de aplicativos sociais funciona.

O Secret, que recentemente teve seus 15 minutos de fama na internet, permite que você fofoque anonimamente sobre o que quiser. Não fica claro se os "segredos" que estão sendo compartilhados são fatos ou ficção, e de onde partiram.

Mas atente: abra o app e você se verá em um mar de negatividade, com alegados cidadãos do Vale do Silício reclamando sobre investidores de risco, fundadores de companhias e seus "amigos".

No Secret, o negativo parece ser predominante, ao menos parcialmente por não haver consequências decorrentes do que diz.

Por e-mail, David Byttow e Chrys Bader, cofundadores do Secret, disseram que o aplicativo não foi pensado para estar cheio de rancores, mas sim para aumentar a autenticidade e a empatia entre as pessoas on-line.

"Vimos tantos exemplos incríveis de apoio, tanto em nosso círculo de amizades quanto fora dele", disseram os dois. "Apesar disso, dada a natureza do produto, cada usuário tem seu próprio ponto de vista. E alguns deles não vão externar publicamente o melhor lado do Secret."

Eles adicionaram: "Continuaremos com o esforço positivo no Secret por meio do nosso produto e nas nossas decisões de políticas a cada passo nesse caminho."

Reprodução
Site do Wut, que cria sala de bate-papo semi-anônima
Site do Wut, que cria sala de bate-papo semi-anônima

O novo aplicativo social chamado Wut é um tanto quanto o Facebook, com as atualizações de seus amigos e nada mais. Simples e direto. Quando você envia uma mensagem, apenas seus amigos a veem, ainda que eles não terão ideia de que a nota veio de você (a menos que diga o autor).

Enquanto pode soar totalmente bizarro, também é surpreendentemente divertido. Por saber que só há amigos na rede, também é surpreendentemente pessoal. O Wut parece ter sido feito para fazer as pessoas se sentirem bem, não mal.

Paul McKellar, execuvito chefe no Wut, diz que o aplicativo começou como um experimento que ele construiu durante uma hora, para seus amigos, e que rapidamente ficou claro que era altamente viciante. Ele se juntou a Beamer Wilkins, um designer e desenvolvedor de apps, e os dois lançaram a atual versão do Wut no mês passado.

McKellar diz que o Wut é pensado para ser "uma rede social muito leve e muito casual." Ele diz que "não há dúvida ou medo quanto ao que você está postando; não há ansiedade."

"Posso postar coisas no Wut que não quero que durem para sempre", disse. "E essa mensagem não é atribuída e é casualmente anônima." Enquanto as mensagens de fato vivem na rede durante um curto período, McKellar disse que elas são apagadas do servidor tão rápido quanto possível.

Ainda, os alertas do Wut são silenciosos, então seu telefone não vibra ou apita quando alguém envia um texto na rede.

O Popcorn Messaging, por sua vez, permite que você converse privadamente com qualquer um em um raio de cerca de 2 km do seu telefone. O aplicativo espera permitir que as pessoas se falem anonimamente em eventos locais, incluindo jogos esportivos, ou apenas permitir se encontrar para dar uma volta na área.

Todos esses aplicativos baseados em efemeridade poderiam fazer-se desaparecer em algum ponto –virais que podem trilhar o caminho do Chatroulette. Ou poderíamos estar chegando em um ponto em que as pessoas querem lugares virtuais para compartilhar privadamente e de maneira "semi-anônima", e um desses apps deve chegar ao topo.

Pode-se dizer que, em algumas circunstâncias, esses aplicativos serão usados para coisas que podem cruzar uma linha moral –como trair alguém próximo ou agendar encontros secretos e nefastos–, mas eles também têm a promessa de serem usados por pessoas que querem ter um pouco de diversão on-line, mas que não querem que sua atualização seja usada contra si no futuro.


Endereço da página:

Links no texto: