Folha de S. Paulo


Satya Nadella é o novo presidente-executivo da Microsoft

O Conselho de Administração da Microsoft aprovou o nome de Satya Nadella, 46, diretor da área de computação em nuvem, como novo presidente-executivo da maior companhia de software do mundo.

O cofundador da companhia Bill Gates assumirá nova função como conselheiro de tecnologia da empresa, enquanto John Thompson assumirá como presidente do conselho de diretores da companhia.

Reuters
Satya Nadella, diretor da área de computação em nuvem é o novo presidente-executivo da Microsoft
Satya Nadella, diretor da área de computação em nuvem é o novo presidente-executivo da Microsoft

Steve Ballmer, atual presidente-executivo da empresa, continuará fazendo parte do conselho.

Nadella é o terceiro presidente-executivo da companhia de 39 anos, seguindo o cofundador Bill Gates, que se manteve no posto durante pouco mais de 24 anos, e Steve Ballmer, que assumiu o cargo em janeiro de 2000.

Indiano, natural de Hyderabad, Nadella trabalha na Microsoft desde 1992 e tem passagem pela Sun Microsystems.

Bill Gates deixará o posto de presidente do conselho e assumirá uma posição auxiliar ao novo executivo-chefe, como "technology advisor" (conselheiro de tecnologia), sendo substituído por John Thompson, antigo presidente-executivo da Symantec.

A escolha pelo diretor da área de computação na nuvem era amplamente esperada. Investidores e analistas já apostam sobre o quão efetivo será o funcionário que está na empresa há 22 anos.

Entre os desafios que Nadella deve enfrentar estão as ambições da empresa para a área de dispositivos móveis e a satisfação de Wall Street. A Microsoft enfrenta uma erosão no seu foco em softwares voltados para PC, como o Windows e o Office, e precisa de alguma forma desafiar a Apple e o Google no ramo da computação móvel.

Muitos acreditam que o fato de Nadella ter criado o serviço de computação em nuvem da Microsoft faz com que ele seja confiável o bastante para levar a companhia adiante.

Abaixo, uma entrevista (em inglês) com Nadella, divulgada pela Microsoft. "Fiquei honrado, lisonjeado e empolgado. Temos uma tremenda oportunidade, e isso é inspirador", diz durante o vídeo.

"Somos uma companhia que ajuda as pessoas a fazerem mais, a brincarem mais, a se divertirem. Ir para a frente em um mundo em que tudo se torna digital, na nuvem, impulsionado por software, onde temos um legado, significa não ter limites em oportunidades."

Vídeo


Endereço da página:

Links no texto: