"Tem cerveja em casa?", pergunta o dono, no trabalho, à geladeira, em casa, que responde: "Sim, três garrafas."
Assim deve funcionar o HomeChat, serviço que a LG anunciou nesta segunda-feira (6) na CES (Consumer Electronics Show), a maior feira de eletrônicos dos EUA, em Las Vegas.
A tecnologia –sem data de lançamento, por enquanto– permitirá obter informações e dar ordens a eletrodomésticos como lavadora de roupas e robô faxineiro por mensagem de texto.
No início, o HomeChat funcionará em parceria com o app japonês Line, similar ao WhatsApp, e, no futuro, com outros mensageiros instantâneos, segundo a LG.
Não será preciso aprender comandos predefinidos para usar o sistema, que entende linguagem natural –inicialmente, ele só funcionará em inglês e em coreano.
Para saber em que fase está a lavadora de roupas, por exemplo, bastará perguntar: "O que você está fazendo?"
Apesar de poder responder se há cerveja, o sistema ainda não será capaz de reabastecer a geladeira automaticamente com uma compra on-line.
O jornalista RAFAEL CAPANEMA viaja a convite da Intel.