Folha de S. Paulo


Sistema Chrome OS, do Google, é mais simples de usar do que parece

Adotar o Chrome OS significa adaptar-se a um uso mais restrito de um computador, limitado ao navegador. O sistema é, basicamente, o browser Chrome com algo a mais. Mas a adaptação pode ser mais simples do que parece.

O navegador já cobre a maior parte das tarefas de muita gente. Imagine alguém que usa o browser para ler e-mails, acessar redes sociais, assistir a vídeos, ouvir música, ver fotos, guardar arquivos, editar documentos... E visitar diversos sites, claro. Se você se identificou, faria um bom uso de um Chromebook.

Para fazer um teste, restrinja o uso do seu computador ao navegador do Google.

Boa parte das limitações aparece quando você tenta fazer tarefas mais avançadas, como editar fotos ou jogar games sofisticados.

Carentes de aplicativos complexos, o Chrome OS ainda é excessivamente dependente de uma conexão à internet, sem a qual ele é muito menos útil do que outros.

Frequentemente citado como um bom computador secundário, o Chromebook pode servir bem como equipamento principal se um usuário gasta a maior parte do tempo no PC usando o browser. É possível muito bem adotar o Chrome OS como o sistema primário e alternar para o Windows ou o OS X apenas quando for realmente necessário.


Endereço da página:

Links no texto: