Folha de S. Paulo


Cibercriminosos atacam americana Target e acessam dados de 40 milhões

A rede varejista americana Target informou nesta quinta-feira (19) que seu sistema de pagamento foi alvo de ataque e que os dados bancários de 40 milhões de clientes podem ter sido roubados.

"O acesso não autorizado ao sistema afetou pessoas que pagaram com cartões de crédito ou débito entre 27 de novembro e 15 de dezembro, em pleno período de compras de Natal", afirma a Target em um comunicado.

A empresa advertiu as autoridades e as instituições financeiras ao tomar conhecimento da fraude e "ter identificado e solucionado o problema", destaca a nota.

"Levamos a situação a sério e trabalhamos com as forças oficiais para levar à justiça os responsáveis", declarou o diretor geral do grupo, Gregg Steinhafel.

O site da rede recomenda aos clientes que permaneçam vigilantes ante qualquer incidente de fraude ou roubo de identidade.

Entre os dados que podem ter sido obtidos pelos hackers figuram o nome do comprador, o número do cartão, a data de vencimento e o código de segurança de três dígitos.

"O principal temor é que os criminosos utilizem os dados roubados para criar falsos cartões de débito ou crédito para depois roubar as contas bancárias dos clientes", afirmou o especialista em segurança Graham Cluley.

A Target é a terceira rede de loja de departamentos dos Estados Unidos, depois do Wal-Mart e da Kroger, segundo a Stores Media, um braço da Federação Nacional de Vendas no Varejo.

A empresa tem 1.797 lojas nos EUA.

Frederic J. Brown - 19.dez.13/AFP
Consumidores deixam loja da Target em tarde chuvosa de Alhambra, Califórnia (EUA); rede sofreu ataque virtual
Consumidores deixam loja da Target em tarde chuvosa de Alhambra, Califórnia (EUA); rede sofreu ataque virtual

Endereço da página: