Folha de S. Paulo


Esquecemos que redes sociais devem ser divertidas, diz criador do app de foto Snapchat

Evan Spiegel saiu da Universidade de Stanford em 2012, quando três disciplinas o separavam da formatura, para se mudar de volta para a casa de seu pai e trabalhar no Snapchat.

Seu aplicativo, que cresce rapidamente, permite que usuários mandem fotos, vídeos e mensagens que desaparecem poucos segundos depois de serem recebidos.

Fundado em 2011, o Snapchat é especialmente popular entre adolescentes e jovens adultos, mas muitos pais temem que o aplicativo seja a ferramenta ideal para compartilhar mensagens obscenas, ou praticar o chamado "sexting" (fusão das palavras do inglês "sex, sexo," e "texting", mandar mensagens).

O instituto de pesquisa Pew Research Center descobriu em uma pesquisa recente que 9% dos donos de celulares americanos usam Snapchat.

Para Spiegel, seu aplicativo recupera uma característica que se perdeu no caminho da evolução das redes sociais, a diversão.

"As pessoas começaram a pensar em seus amigos como ferramentas para aumentar sua rede de contatos", diz. "Esquecemos que o motivo pelo qual gostamos de nos comunicar com nossos amigos é porque é divertido".

*

AP: A primeira coisa que muitas pessoas lembram quando se fala do Snapchat é do seu uso como ferramenta para trocar mensagens sexuais. Como vocês lidam com isso?

Evan Spiegel: O divertido do Snapchat é realmente a surpresa e o prazer que vem de aprender como usá-lo. Mas foi difícil no começo, eu ficava no Promenade [centro comercial em Santa Mônica, Califórna] e ia falar com as pessoas: "Oi, você devia experimentar esse aplicativo. Você pode mandar fotos que desaparecem."

E me diziam "Ah, para sexting", o que meio que significava que precisávamos fazer um trabalho melhor em ensinar as pessoas. E nós estamos traquilos em como vendemos o serviço ao longo do tempo.

O crescimento do serviço mostra que ele é muito mais que isso [uma ferramenta de sexting].

Para que serve o Snapchat?

É divertido. Ponto. E essa é a parte mais importante. Em algum ponto no caminho da construção de produtos de mídias sociais, esquecemos que o motivo pelo qual gostamos de nos comunicar com nossos amigos é porque é divertido.

As pessoas começaram a pensar em seus amigos como ferramentas para aumentar sua rede de contatos, tipo "me adicione para que você possa ser amigo de mais alguém" ou "quanto mais pessoas você conhecer, maior sua rede de contatos". Nós [do Snapchat] vemos valor real em ter uma conversa divertida com amigos.

Como tiveram a ideia?

Um amigo meu estava chateado por causa de uma foto que tinha se arrependido de mandar. Então começamos a dar uma olhada em aplicativos que mandavam textos, fotos e vídeos que desapareciam. E eles estavam tendo muitos problemas porque havia um estigma forte sobre deletar as coisas.

Mas quando Bobby e eu fizemos o protótipo [do Snapchat] e começamos a usá-lo, percebemos como estávamos nos divertindo trocando fotos. E baseado na nossa experiência com o aplicativo conseguimos fazer um bom trabalho mostrando como o conteúdo efêmero é divertido, excitante e muito mais atraente.

O serviço seria tão popular sem mensagens que desaparecem?

Isso é algo que gostamos de pensar também. Um dos maiores benefícios do serviço, especialmente no começo, é que era 10 vezes mais rápido que uma mensagem MMS.

Então muita gente gostava dele porque tinha uma interface simples, mandava as fotos muito rapidamente. É muito mais rápido do que abrir uma mensagem de texto, tirar uma foto ou escolher uma já armazenada, fazer upload --o que demorava muito muito tempo-- e aí mandar para o seu amigo.

O Snapchat tem vários benefícios diversos. Obviamente, não experimentamos fazer as mensagens permanentes, mas vimos que as pessoas salvam as mensagens que mandam. Dois porcento dos snaps que são recebidos são salvos. Então, obviamente, há muito valor em mandar imagens rapidamente. Se ela chamar atenção, ou for interessante ou engraçada, ainda pode ser salva.

Como conseguiram a primeira rodada de financiamento?

[Com] esse cara chamado Jeremy Liew, que trabalha na Lightspeed Ventures. Um de seus sócios, Barry Eggers tinha uma filha que usava Snapchat. Ela disse que seus três aplicativos preferidos no mundo todo, e que todos em sua escola usavam, eram Angry Birds, Instagram e Snapchat. E eles [Eggers e Liew] nunca tinha ouvido falar dele, então estavam tipo "precisamos encontrar esse caras [que inventaram o aplicativo]".

Jeremy me mandou uma mensagem no Facebook. Acabei me encontrando com ele e mostrei as informações preliminares que a gente tinha. Nesse mês, a gente não ia conseguir pagar a contas do servidor. O Bobby tinha um emprego que pagava essasa contas na época, mas ficou muito caro. Então a sincronia foi incrível. Meu pai não queria mais pagar por fotos que desapareciam.

Qual é a pressão sobre você,agora que vocês têm esses investimentos? Qual as oportunidades para faturar?

Há vários modelos diferentes para ter receita. Um, sobre o qual conversamos, é o de compras dentro do app (vender conteúdo ou recursos extras dentro do Snapchat). Não precisamos montar uma equipe de vendas para fazer coisas legais com as quais as pessoas querem gastar dinheiro.

Ainda vive com seu pai?

Sim.

Por quanto tempo?

Até ele me chutar para fora.


Endereço da página:

Links no texto: