Folha de S. Paulo


Google lança Android KitKat 4.4, nova versão do seu sistema para smartphones e tablets

O Google lançou nesta quinta-feira (31) a nova versão KitKat 4.4 do Android, seu sistema operacional para celulares e tablets.

Donos dos dispositivos Nexus --com exceção do Samsung Galaxy Nexus, que não será atualizado --devem receber a atualização automática "nas próximas semanas", segundo o Google. A empresa não deu previsão para outros smartphones e tablets.

O anúncio foi feito junto com o lançamento do novo smartphone da empresa, o Nexus 5, que já é vendido com o sistema instalado.

Entre as novidades, o novo sistema traz um recurso de reconhecimento de voz que permite usar comandos de voz sem tocar a tela, além de pequenas mudanças de desempenho e design.

ANDROID 4.4 KITKAT

A principal novidade do Android KitKat é a adição de recurso de reconhecimento de voz parecido com o do Moto X, que permite usar comandos de voz sem tocar a tela do celular.

A diferença é que enquanto o sistema da Motorola funciona mesmo no modo de espera, o do Kit Kat só responde quando a tela está ligada no aplicativo Google Now ou na tela inicial. Por enquanto, segundo a empresa, a novidade estará disponível apenas no Nexus 5..

A interface do sistema sofreu algumas pequenas alterações --a barra de aplicativos, por exemplo, ficou transparente--, assim como os aplicativos nativos de ligação e a agenda.

O app de chat Hangouts também foi atualizado e passará a integrar as mensagens on-line com as SMS. Sua atualização, porém, estará disponível para usuários de outras versões do sistema.

O Kit Kat ainda sofreu mudanças para aumentar o desempenho --especialmente em celulares com configuração básica, segundo o Google. O recurso de multitarefa também ficou supostamente mais rápido.

Divulgação
O Nexus 5, novo celular do Google
O Nexus 5, novo celular do Google

GALAXY NEXUS
Primeiro telefone da linha Nexus, que tem aparelhos com a versão "pura" do Android, o Samsung Galaxy Nexus não receberá a atualização para o Android KitKat 4.4.

A justificativa do Google é que o aparelho, lançado há dois anos, está fora "da janela de 18 meses em que o Google e outras empresas tradicionalmente atualizam seus dispositivos".

A atitude de não atualizar o sistema do aparelho causa estranheza porque além de ser fabricado em parceria com o próprio Google, o Galaxy Nexus atinge os requerimentos mínimos de hardware do KitKat 4.4, como notou o site de tecnologia Verge


Endereço da página:

Links no texto: