Folha de S. Paulo


Facebook testa tecnologia para rastrear movimento do mouse dos usuários, diz "WSJ"

O Facebook está testando novas tecnologias para entender o comportamento de seus usuários, entre elas uma que pode rastrear o movimento dos cursores no site, segundo informações do "Wall Street Journal".

As ferramentas testadas poderiam medir, por exemplo, o tempo em que o mouse fica sobre determinado anúncio ou ainda saber em que momentos o feed de notícias fica visível na tela no celular do usuário.

Entre os usos possíveis para as novas técnicas de coleta de dados estão o desenvolvimento de produtos e, claro, a publicidade. A incorporação dos recursos, entretanto, ainda não é certa.

"Não posso prometer que vá ser usado. Nós provavelmente saberemos em alguns meses" disse Ken Rudin, diretor de análise de dados do Facebook.

Nos últimos 4 anos, diz o WSJ, o volume de dados guardados pela rede social foi multiplicado em 4 mil vezes e hoje chega a 300 petabytes, o equivalente a cerca de 300.000 terabytes.

Ainda segundo o jornal, tecnologias de rastreamento do cursor já são usadas por outros sites, como o banco de imagens Shutterstock.


Endereço da página:

Links no texto: