Folha de S. Paulo


Samsung vende poucos Galaxy S 4, mas lidera em smartphones no trimestre, diz firma

As duas maiores rivais no segmento de smartphones, Samsung e Apple, têm cada uma suas razões para comemorar os números de vendas do setor divulgados nesta semana.

A Samsung anotou sua maior participação em envios de smartphones na história no último trimestre, durante o qual liderou com 35% e mais que três grandes concorrentes juntos (Nokia, Apple e LG), segundo a empresa de pesquisa Strategy Analytics.

A Samsung produziu e enviou 88,4 milhões de smartphones no período de três meses, ante 56,9 milhões que havia relatado um ano antes, disse a companhia.

A Apple apresentou ganhos mais modestos, com envios globais crescendo para 33,8 milhões, de 26,9 milhões do ano anterior. Sua participação de mercado caiu, para 13,4% ante 15,6% do ano anterior, enquanto diversas marcas chinesas demonstraram progresso.

A Huawei se alçou ao terceiro lugar mundial, com 12,7 milhões de smartphones enviados, em comparação com os 7,6 milhões no terceiro trimestre de 2012.

Mas a Apple reconquistou força nos últimos dias do trimestre, quando começou a vender seus novos iPhone 5s e iPhone 5c em um punhado de países.

Um desses países foi Japão, onde a Apple viu um incremento notável nas vendas, graças parcialmente a um novo acordo com a maior operadora local, a NTT Docomo, que passou a oferecer o iPhone pela primeira vez no período.

Um relatório de uma empresa diferente, Counterpoint, mostrou que a Apple aumentou sua participação de mercado em vendas de celulares no Japão para 34% em setembro, ante 14% de agosto, apesar de os telefones terem sido lançados apenas no dia 20 de setembro.

A Apple sempre foi forte no Japão, mas o desempenho de setembro marcou a maior participação da empresa americana no país, disse a Counterpoint.

A Strategy Analytics disse que o crescimento nos envios da Samsung durante o terceiro trimestre foi puxado por fortes vendas do novo Galaxy Note 3, um "phablet" (smartphone gigante), assim como as do Galaxy Y, celular de preço baixo que é popular na Índia e em outros mercados em desenvolvimento.

Isso compensou o efeito das lentas vendas do smartphone de topo de linha da empresa, o Galaxy S 4. O aparelho foi lançado em abril e vendeu 20 milhões de unidades em dois meses. Depois disso, outros 20 milhões de Galaxy S4 foram comercializados, mas em um período de quatro meses.

Sobre a Apple, a firma disse: "Esperamos que a Apple apresente um novo e agudo crescimento e reconquiste participação no próximo trimestre de 2013, por conta da alta demanda pelo seu modelo iPhone 5s", disse o analista da empresa Neil Mawston em comunicado.


Endereço da página:

Links no texto: