Folha de S. Paulo


Não basta possuir tela grande e muitos pixels: é preciso uma boa transmissão

Você comprou uma TV Full HD maravilhosa, instalou, e surpresa: a imagem não chega nem perto daquilo visto na loja. Ou pior: as imagens são tão ruins que até aquele aparelho de tubo encostado no quarto do filho ou abandonado na garagem parece funcionar melhor.

ESPECIAL TVS
Tamanho é documento
Como escolher
Além da TV
Futuro

Isso acontece porque não basta ter uma TV grande para obter uma ótima imagem. É preciso ter outros aparelhos e contratar serviços específicos para tirar proveito dos pixels de um painel Full HD.

Os pixels são pontinhos que, juntos, formam as imagens. Quanto mais, melhor será a definição da imagem. Mas, para isso, o sinal que chega ao aparelho precisa "preencher" todos esses pixels. Quando isso não acontece, a imagem fica feia, com aspecto borrado.

Atualmente, os tocadores de Blu-ray e os consoles de videogame, como o PlayStation 3, da Sony, e o Xbox 360, da Microsoft, são os que se aproveitam melhor e entregam a definição de 1.080p (ainda que nem todo jogo tenha essa definição). Aparelhos de DVD tem resolução máxima de 480p.

Quando o assunto é canal de televisão, o potencial para decepção é ainda maior. Canais abertos com transmissão analógica e aqueles incluídos nos pacotes básicos de TV por assinatura também têm definição de 480p (conhecida por "standard definition", a definição padrão).

DIGITAL

Além disso, as operadoras adoram propagandear que fazem transmissão digital, mas nem sempre isso se traduz em benefícios reais.

A transmissão digital acarreta algumas qualidades para a imagem, como o fim de chuviscos e fantasmas (pois o sinal digital não se degrada como o analógico). Mas isso não significa que o sinal terá os pixels para encher a tela do seu novo televisor.

Assim, uma TV de tubo de 21 polegadas com sinal analógico pode parecer ter imagem melhor do que uma tela de 47 polegadas com sinal "standard definition".

A melhor solução para ver TV é assinar um pacote com canais HD, que são mais caros que os tradicionais.

Na Claro TV e na Sky o pacote mais básico com canais HD custa o dobro de seu pacote mais básico sem esses canais. Na Net, a variação de preço é de 25%.

Ainda assim, você não poderá tirar proveito de todos os seus pixels, pois esses canais têm resolução de 720p. Segundo a ABTA (Associação Brasileira de TV por Assinatura), não há canais Full HD no mundo.


Endereço da página:

Links no texto: