Folha de S. Paulo


Novo sistema para desktops e notebooks da Apple já pode ser baixado de graça

A Apple anunciou nesta terça-feira (22) que seu novo sistema operacional para desktops e notebooks, chamado OS X Mavericks, já pode ser baixado gratuitamente pelos usuários.

Entre outras novidades, o sucessor do sistema Mountain Lion, segundo a Apple, reduz o consumo de energia do computador, tem um gerenciamento inteligente de memória RAM e traz a nova versão do navegador Safari.

Durante o evento, um representante da empresa também mostrou um sistema de notificações interativas que permite responder mensagens e acessar sites direto da área de trabalho.

O novo sistema, que havia sido anunciado em junho, é compatível com aparelhos da empresa fabricados a partir de 2007.

Veja as principais mudanças:

SEGUNDA, TERCEIRA, QUARTA TELA

O gerenciamento de múltiplos monitores, antiga reclamação de usuários da Apple, foi outro recurso melhorado. Entre outras mudanças, agora é possível rodar diferentes aplicativos em diferentes monitores no modo tela cheia. Uma "dock" separada também aparece em cada tela.

INVISÍVEIS

Além das mudanças mais evidentes, o sistema também foi alterado para ter um desempenho melhor --os recursos "Time Coalescing" e "App Nap" prometem entender como o computador é usado, diminuir o uso de CPU em até 72% e aumentar a duração da bateria.

SAFARI

O sistema operacional traz uma nova versão do navegador Safari. Segundo a Apple, ele está mais rápido e consome menos energia que os concorrentes Chrome e Firefox.

Além disso, traz uma barra lateral que acessa "favoritos", links compartilhados e feed de atualizações de redes sociais.

SENHA NA NUVEM

O Mavericks pode guardar as senhas de emails e sites ou até números de cartões de crédito na nuvem com o iCloud Keychain. O aplicativo também tem um "gerador de senha", que sugere palavras-passe complexas para o usuário na hora de um cadastro.

MAIS iOS

Uma tendência já observada ns Mountain Lion e continuada no Mavericks é uma aproximação do sistema operacional dos iPhones e iPads, o iOS. Na atualização, o Mac OS também ganhou o app iBooks, uma central de notificações e o polêmico aplicativo de mapas da Apple.


Endereço da página:

Links no texto: