Folha de S. Paulo


Óculos do Google poderão permitir 'curtir' fazendo gesto de 'coração', indica patente

Os óculos inteligentes do Glass, do Google, poderão captar e interpretar gestos com as mãos em frente a sua câmera, mostra uma patente registrada pela empresa no USPTO, escritório americano de propriedade intelectual, que foi concedida na quarta-feira (15).

Conforme o documento, os gestos mão seriam reconhecidos por um computador vestível equipado com câmera e um visor acoplado, assim como Glass.

Reprodução/USPTO
Imagem da patente conseguida pelo Google:
Imagem da patente conseguida pelo Google: "coraçãozinho" poderia gerar um "curtir" on-line

À época da solicitação da patente (8 de julho de 2011), os óculos de realidade aumentada da empresa não haviam sido anunciados.

Um desses gestos seria um "coração": dados de vídeo vindos da câmera poderiam identificar o gesto de duas mãos formando um coração simbólico e executando uma ação predeterminada, como classificar algo como importante ou digno de lembrança.

Seria como "curtir" o mundo real.

O Goggles, aplicativo do Google que já está disponível, é capaz de usar fotografias para buscar textos na web, de ler códigos de barra e de traduzir textos, incluindo os em alfabetos diferentes do romano.

A combinação das duas tecnologias aumentaria o leque de possibilidades da "curtida" (ou, talvez mais corretamente, marcar com "+1") com o gesto de coração simbólico.

Nesse cenário, um usuário do Glass poderia indicar que gostou de um estabelecimento ou ponto turístico olhando para ele e fazendo "coraçãozinho" com as mãos.


Endereço da página:

Links no texto: