Folha de S. Paulo


YouTube lança acervo de músicas gratuitas e isentas de direitos autorais

O YouTube estreou, nesta quarta-feira (25), uma biblioteca com músicas instrumentais gratuitas, livres de direitos autorais, que podem ser remixadas e utilizadas por qualquer usuário.

O acervo é formado por 150 trilhas, classificadas de acordo com humor, gênero, instrumento e duração. Todas elas podem ser baixadas como arquivos MP3 de alta qualidade (320 Kbits por segundo) e reaproveitadas em qualquer projeto --não só em vídeos produzidos para o site.

No vídeo abaixo, é possível ouvir uma das músicas que fazem parte desse acervo.

Vídeo

"É inegável: a música é bem poderosa. A canção correta pode criar um momento mágico (e a errada por quebrar o clima num milissegundo)", escreveu o YouTube em seu blog oficial.

A empresa diz que correu atrás de músicos de todo o país para criar as canções da biblioteca, e fez um convite a todos os outros artistas que se disporem a colaborar.

O YouTube já oferece 150 mil trilhas de áudio gratuitas para serem utilizadas em vídeos, mas elas só são disponibilizadas aos usuários dentro da plataforma de edição do próprio serviço. Isso significa que não podem ser baixadas ou remixadas.


Endereço da página:

Links no texto: