Folha de S. Paulo


Microsoft, Yahoo! e AOL fazem aliança em publicidade on-line

Os grupos de informática Microsoft, Yahoo! e AOL anunciaram na terça-feira (24) sua intenção de trabalhar juntos no desenvolvimento de especificações técnicas comuns para a venda automática de publicidade na internet.

Mais de 50% dos espaços de publicidade online ainda são comercializados de forma manual. Automatizar a venda seria "o início do processo para simplificar o sistema e transferir mais receitas (publicitárias) da televisão para a internet", disse Seth Demsey, responsável por produtos publicitários da AOL, em um comunicado.

Os três grupos querem estabelecer normas comuns "nos próximos meses".

Eles também convidaram outros atores do setor a se unir à iniciativa. O mercado da publicidade online é dominado pelo Google, que não faz parte do projeto.

Há uma grande expectativa sobre os vídeos publicitários na internet, com os quais os gastos podem superar os US$ 10 bilhões em 2016, uma cifra menor para os Estados Unidos, considerou o banco de investimento norte-americano Jefferies em um estudo recente.

A AOL ilustrou esta tendência no começo de agosto quando anunciou sua intenção de comprar por US$ 405 milhões a empresa de tecnologia Adap.tv, especializada na publicidade de vídeo.


Endereço da página: