Folha de S. Paulo


Mais de 450 milhões de smartphones serão vendidos só na China em 2014, diz estudo

A China, maior mercado de smartphones do mundo, provavelmente terá vendas de mais de 450 milhões de aparelhos em 2014, ao menos 25% maior que este ano, segundo o centro de pesquisa IDC.

O IDC disse que o aumento será impulsionado pela emissão de licenças 4G pelo governo e expectativas de que a China Mobile, a maior operadora do mundo, começará a vender iPhones até lá.

Kim Kyung-Hoon/Reuters
Usuário de iPhone em frente a um painel em Pequim; vendas de smartphones na China devem passar de 450 milhões em 2014
Usuário de iPhone em frente a um painel em Pequim; vendas de smartphones na China devem passar de 450 milhões em 2014

Espera-se que a China, um mercado dominado pela Samsung e pela Lenovo, faça remessas de 120 milhões de smartphones com tecnologia 4G para atender a demanda dos consumidores por conectividade com a Internet. Segundo o IDC, a expectativa este ano é de que as vendas cheguem a 360 milhões.

A Samsung e a Lenovo mantiveram a liderança no mercado chinês no segundo trimestre, com participações de 18,5% e 9,8% respectivamente, enquanto que o Coolpad da China Wireless Technologies subiu à terceira posição do mercado desde o trimestre passado.

A participação de mercado dos iPhones da Apple caiu para 5%, chegando à sexta posição no segundo trimestre, sendo que um trimestre atrás detinha 9% de participação e a quinta colocação, segundo analistas da IDC. A participação de mercado da gigante de tecnologia dos EUA normalmente sofre uma queda um trimestre ou dois antes de seu próximo lançamento.

Atualmente, apenas a China Unicom e a China Telecom vendem iPhones no país.


Endereço da página: