Folha de S. Paulo


Feira de tecnologia IFA, na Alemanha, traz dispositivos que filmam em 4K

A resolução Ultra HD (ou 4K), que oferece quatro vezes o número de pixels do atual padrão Full HD, voltou a ser um dos principais assuntos da IFA, que termina na quarta-feira em Berlim, mas de uma forma um pouco diferente da vista em 2012.

Se no ano passado os visitantes se impressionaram com TVs gigantes que apresentavam a resolução ao mundo (os painéis eram de 84 polegadas), na atual edição do evento surgiram os primeiros dispositivos capazes de gravar vídeos em 4K.

O primeiro anúncio veio da Acer, que trouxe para a Alemanha o Liquid S 2. Trata-se de um "phablet" (híbrido de telefone e tablet) com tela Full HD de 6 polegadas capaz de fazer vídeos em Ultra HD.

Junto dele está mais famoso "phablet" do evento, o Galaxy Note 3, da Samsung, que também grava na resolução.

Fabrizio Bensch/Reuters
Acer Liquid S2, smartphone que filma em 4K
Acer Liquid S2, smartphone que filma em 4K

Nos dois casos, a função não é uma surpresa completa. Ambos carregam em seu interior o Snapdragon 800, processador de topo de linha da Qualcomm. Em janeiro deste ano, ao apresentar o chip, a companhia já avisava que ele daria suporte ao 4K.

Por enquanto, porém, a função não deve passar de perfumaria. Nenhum dos dois aparelhos têm tela capaz de exibir imagens em 4K, que precisam ser exportadas para uma TV com suporte para serem vistas.

O armazenamento também parece ser um problema. Com 52 minutos, o arquivo do documentário "TimeScapes" (sem tradução), primeiro filme em 4K, lançado no ano passado, tinha 160 Gbytes.

O Liquid S 2 tem só 16 Gbytes e espaço para cartão de memória de 128 Gbytes. O Note 3 tem, no máximo, 64 Gbytes mais espaço para cartão microSD de 64 Gbytes.

Já a Sony preferiu uma abordagem mais conservadora e lançou a Handycam FDR-AX1, primeira filmadora 4K para o consumidor comum. O problema é o preço: U$ 4.500 (R$ 10,3 mil) nos EUA.

TVS
Ainda assim, houve bastante espaço para as TVs com Ultra HD. Quem tinha ficado para trás, como Panasonic e Philips, entrou na briga.

A Panasonic lançou o primeiro aparelho do mundo com HDMI 2.0. Já a Philips lançou sua primeira linha de TVs 4K, que deve ter preço competitivo --o modelo de 65 polegadas custará € 5 mil.

Enquanto isso, Sony e Samsung apresentaram novos modelos. A fabricante coreana mostrou um televisor de tela curva com 110 polegadas.

O jornalista BRUNO ROMANI viajou a convite da Philips


Endereço da página:

Links no texto: