A PopCap (propriedade da Electronic Arts) lançou nesta quarta-feira (21) o jogo para dispositivos móveis "Plants vs. Zombies 2", em um evento em São Paulo.
O game, que tem o estilo "tower defense", foi lançado mundialmente no dia 15 deste mês para iPhone, iPad e iPod, e desde então já foi baixado por mais de 16 milhões milhões de pessoas.
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Tela do game "Plants vs. Zombies 2" |
Ainda que não há previsão de lançamento do game para aparelhos com sistema Android, apesar de uma versão que teria vazado já estar circulando na internet. O novo jogo não terá edição para Facebook.
O aplicativo tem o modelo free to play, em que o jogo é gratuito, mas compras são oferecidas no enredo do game. Os novos recursos estimulam a compra de créditos para facilitar o jogo, como a possibilidade de arremessar, eletrocutar ou cortar as cabeças do zumbis que tentam chegar até a casa fictícia do jogador.
O designer criativo do jogo, Borja Guillán, que veio ao Brasil para o evento de lançamento regional, informou que o recursos novos foram adicionados para aumentar a interatividade dos jogadores e aproveitar mais telas sensíveis ao toque dos dispositivos móveis, que evoluíram desde que a primeira versão do "Plants vs. Zombies" foi lançada, em 2009.
"Quisemos tornar o game mais atraente para os jogadores oferecendo novas opções, a nossa meta não era conseguir o máximo de dinheiro deles", disse Guillán.
Sobre o design do novo jogo, ele afirmou que a principal inspiração foi a primeira edição da série, que foi baixado por 140 milhões de jogadores. "Prestamos atenção no que tornou o primeiro jogo tão bom. Outra ideia de destaque foi a viagem no tempo. Com isso, pudemos explorar temas diferentes, épocas diferentes e isso nos permitiu liberar a criatividade".
No novo game, os jogadores encontram novos personagens para defender sua casa dos zumbis, e contam inicialmente com três fases, com diversas telas cada uma: O Egito Antigo, O Mar dos Piratas e O Velho Oeste.
O designer acredita que o modelo free to play será o futuro do mercado de games. "É importante conhecer a sua audiência e permitir que os gamers consumam o jogo como quiserem, porque hoje há muitos jogos disponíveis. Antes você pagava US$ 60 por um game e você teria que jogá-lo porque já tinha pago por ele. Hoje você pode conhecer o jogo antes mesmo de gastar", afirmou Guillán.
Apesar do modelo free to play, é possível jogar o "Plants vs. Zombies 2" sem comprar nada, segundo a empresa. No entanto, dessa forma o jogo fica mais extenso, já que é preciso, em alguns casos, jogar a mesma tela mais de uma vez.
A franquia "Plants vs. Zombies" deve chegar aos consoles Xbox One e Xbox 360 no ano que vem. Entretanto, diferente do estilo "tower defense" que série tem nos dispositivos móveis e no Facebook, o game será de ação e será permitindo até mesmo jogar do lado dos zumbis.