Folha de S. Paulo


Holanda inaugura escolas "Steve Jobs", que usam iPad na educação infantil

A Holanda inaugurou, na quarta-feira (7), em várias cidades do país, sete unidades da Steve JobsSchool, uma instituição experimental que defende o uso de tablets da Apple no ensino infantil.

As escolas, que foram primeiramente propostas por autoridades do país em março de 2012, seguem a metodologia da fundação O4NT (Educação para um novo tempo), uma ONG que estimula o acesso de aluno a iPads durante o aprendizado.

Segundo o especialista em tecnologias Maurice de Hond, da O4NT, as escolas de hoje não preparam as crianças para o mundo digital, mas para o "universo de ontem".

A ONG diz promover talentos individuais e desenvolver "habilidades do século 21", como processamento de informação e colaboração, além de formar mentes críticas e criativas.

Além do ambiente físico, os alunos têm acesso a um espaço virtual de aprendizagem, o que pode permitir que horários de aulas e férias sejam mais flexíveis. A legislação holandesa atualmente impede a viabilização desse cenário, mas a O4NT pretende resolver esse empecilho.

A fundação ainda espera expandir seu modelo para outros países em 2014, permitindo a crianças estrangeiras que falem holandês participar de cursos on-line pelo iPad.

Sneek, Breda, Almere, Emmen, Heenvliet e Amsterdam foram as primeiras cidades a receber unidades da Steve JobsSchool, mas, até o fim do ano letivo em curso, haverá pelo menos 12 escolas na Holanda seguindo o modelo de ensino da O4NT, de acordo com a própria ONG.


Endereço da página:

Links no texto: