Folha de S. Paulo


Hacker divulga dados de 15 mil usuários do Twitter; empresa nega invasão

Um hacker de Mauritânia (África) divulgou na internet dados de 15 mil contas do Twitter nesta terça-feira (20), segundo relato do site "GigaOM". Ele alega ainda ter acesso ao "banco de dados completo do Twitter".

Kimihiro Hoshino/AFP
Logtipo do Twitter na sede da empresa, em San Francisco; hacker vazou dados de 15 mil usuários
Logtipo do Twitter na sede da empresa, em San Francisco; hacker vazou dados de 15 mil usuários

Um porta-voz do Twitter disse ao "Mashable" que a empresa "investigou a situação e pode confirmar que nenhuma conta do Twitter foi comprometida".

Os dados divulgados pelo hacker não incluem a senha dos usuários, e sim códigos únicos chamados OAuth tokens, usados para que aplicativos de terceiros se conectem ao Twitter sem ter acesso à senha do usuário.

"No entanto, essa informação por si pode ajudar malfeitores a ganhar acesso limitado às contas das pessoas se eles rodarem o script certo", afirma o GigaOM, que recomenda revogar o acesso a aplicativos de terceiros ao Twitter e reabitá-los conforme forem necessários, o que pode ser feito nas configurações do site.

O hacker, que usa o nome Mauritania Attacker (agressor da Mauritânia, em tradução livre), diz invadir sites "em nome do Islã", segundo a Reuters.


Endereço da página:

Links no texto: