Folha de S. Paulo


Google é acionado na Justiça brasileira para explicar coleta de dados do Street View

A Justiça concedeu uma liminar na última terça-feira (9) obrigando o Google a prestar esclarecimentos sobre uma suposta coleta de dados ilegal feita por veículos do serviço Street View.

O pedido se refere a um caso de 2010, quando a empresa admitiu que seus carros acidentalmente capturaram dados transmitidos em redes sem fio no mundo todo, inclusive no Brasil.

Na época, a empresa se desculpou publicamente e mostrou relatórios de uma consultoria independente mostrando que apenas dados de redes desprotegidas (sem senha) haviam sido capturados.

Segundo o advogado do IBDI, Sérgio Palomares, a intenção da liminar é saber qual a natureza e a quantidade de dados de brasileiros capturados. Além disso, pede explicações sobre o que foi feito com esses dados e onde eles estão agora.

Procurada pela Folha, a assessoria de empresa americana disse: "O Google sempre se preocupa com o respeito à privacidade. Todos os aspectos relacionados à coleta de dados no projeto Street View foram endereçados tão logo identificados em 2010, e não há nenhum fato novo".

O pedido liminar foi concedido no dia 9 de julho e publicado no diário oficial no dia 12.

O Google tem cinco dias após a intimação --que ainda não ocorreu-- para responder à liminar ou sofrerá multa diária de R$ 15 mil.


Endereço da página:

Links no texto: