Folha de S. Paulo


Fotógrafo catalão fotograva sua experiência dentro de games

Enquanto participava de jogos on-line, o fotógrafo catalão Roc Herms, 35, decidiu documentar sua experiência dentro da plataforma "Playstation Home", ambiente virtual similar ao Second Life.

A série "Postcards From Home" narra os encontros do artista com os avatares que encontra pelo caminho. Ele falou com a Folha por e-mail.

*

Folha - Como começou o projeto de fotografar no game?

Roc Herms - Percebi que, nos mundos virtuais, eu tinha o controle absoluto de meus movimentos e visão em primeira pessoa. Essas são as variáveis que me permitem ser fotógrafo: controlar o olhar, enquadrar e capturar a imagem quando quero. Assim, posso documentar a vida de milhões de pessoas que vivem no meu entorno virtual.

Qual a linha que divide um projeto como esse, entre arte e piada?

Uma piada deve fazer rir. O objetivo de um projeto de arte é criar reflexões. Minha geração é a primeira a ter crescido com videogames, em que o cérebro é usado para consumir visualmente computação gráfica e capaz de compreender que por trás de cada avatar há pessoas de carne e osso. As experiências de vida são tão reais e intensas como vivenciadas no mundo físico.

Você acha que a maneira de fotografar mudou?

Se fotografar é um recorte do que vemos, por que não deveria ser uma captura de tela? Uma das coisas que mais me fascinou foi a possibilidade de fotografar palavras.
Nesse ambiente, não se ouve, se vê, e isso me permitiu empurrar os limites do que sabia como fotografia.


Endereço da página:

Links no texto: