Folha de S. Paulo


Mozilla anuncia primeiros smartphones com sistema Firefox

A Mozilla anunciou nesta segunda-feira (1º) os primeiros smartphones com sistema operacional Firefox OS em parceria com as fabricantes ZTE e a Alcatel.

A partir de amanhã, clientes da Telefonica na Espanha poderão adquirir os aparelhos ZTE Open por € 69 (cerca de R$ 200). Entretanto, a data de lançamento e o preço do Alcatel One Touch Fire ainda não foram informados.

Não há previsão dos lançamentos no Brasil, mas os smartphones devem chegar à América Latina nos próximos meses.

Os smartphones terão câmera, serviço de mapas, e-mail e todos os itens normalmente presentes nesses dispositivos. O sistema terá integração com as redes sociais Facebook e Twitter, assim como acontece no Android e no iOS.

Reprodução
Smartphones com sistema Firefox serão lançados nos próximos meses na América Latina
Smartphones com sistema Firefox serão lançados nos próximos meses na América Latina

O ZTE Open tem 3,5 polegadas, processador Snapdragon de 1 GHz e câmera de 3.2 megapixels, além de Bluetooth e wi-fi. O aparelho da Alcatel tem especificações similares, no entanto, roda com um processador diferente, segundo o "Mashable".

A loja de aplicativos Marketplace disposnibiliza aplicativos populares de previsão do tempo, como o AccuWeather, jogos da Electronic Arts, redes sociais, como o Facebook e SounCloud, além de apps personalizados oferecidos em diferentes regiões.

"Os smartphones com FIrefox OS são primeiros a funcionar totalmente com tecnologias web e a oferecer tudo que você espera de um smartphone, enquanto também tem novos recursos para proporcionar uma experiência inigualável a qualquer outro celular", afirmou a empresa em seu blog oficial.

"O Firefox OS é uma extensão do Firefox para computadores e celulares que centenas de milhares de pessoas conhecem e amam, então você pode esperar toda a segurança, privacidade, personalização e controles de uso que o Firefox sempre ofereceu."

O sistema Firefox tem código aberto baseado em HTML e, com ele, a empresa tem a missão de oferecer uma alternativa ao Android.


Endereço da página:

Links no texto: