Folha de S. Paulo


Novo celular da Motorola antecipará vontade do usuário, diz presidente da empresa

A Motorola, subsidiária do Google, anunciou semana passada que está desenvolvendo um celular mais consciente de seu entorno e suficientemente inteligente para antecipar como será usado.

O aparelho, chamado Moto X, é visto como um grande desafiador do iPhone da Apple, que continua a dominar o mercado em termos de integração entre hardware e software.

A compra da Motorola pelo Google em 2011 gerou boatos de que a empresa faria um aparelho mais sob medida para o sistema operacional Android, mas a Motorola insiste que é tratada da mesma maneira que qualquer outro fabricante parceiro.

De acordo com Dennis Woodside, antigo executivo do Google que agora gere a Motorola, o Moto X será montado nos EUA e fará parte de uma campanha para diminuir o custo de smartphones e acabar com as altas margens de lucro de companhias como Apple e Samsung. O celular é esperado para chegar às lojas no decorrer deste ano e deve ter preço menor que o do iPhone 5.

Woodside se recusou a mostrar o aparelho. Ele falou apenas de sua capacidade de combinar sensores de ponta e os algoritmos de processamento de dados do Google com objetivo de prever o que o usuário planeja fazer.

A Motorola terá uma tarefa difícil se quiser se tornar a líder de vendas em smartphones Android. A Samsung vendeu 100 milhões de aparelhos no primeiro trimestre de 2013, de acordo com a empresa de consultoria Gartner -- dois terços de todas as vendas de Android. A Apple veio em segundo lugar [no ranking das empresas que mais venderam celulares] com 38 milhões [de unidades], um aumento de 9%. A Motorola não estava entre as dez primeiras.


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