Folha de S. Paulo


Apple firma acordo com Warner Music para lançamento de rádio on-line, diz site

Segundo reportagem do site "Cnet", a Apple firmou um acordo com a Warner Music Group e seu setor de distribuição Warner Chappell para licenciar a reprodução de músicas da gravadora, reforçando a possibilidade do lançamento do que a imprensa internacional chama de "iRadio", a rádio on-line da Apple, que pode ser anunciado na conferência mundial para desenvolvedores da empresa, que começa em 10 de junho nos EUA. O porta-voz da companhia se recusou a comentar o caso.

O acordo entre a Apple e a Warner acontece poucas semanas após o Google anunciar, em sua conferência Google I/O, realizada em meados de maio, seu próprio serviço de transmissão de músicas via internet, chamado Play Music All Access.

O novo produto da gigante das buscas terá versões para computadores, smartphones e tablets com assinatura mensal de US$ 9,99 (cerca de R$ 20), com 30 dias gratuitos para teste. Inicialmente, o Play Music não está disponível no Brasil.

O serviço de rádio da Apple seria vinculado ao iTunes, que conta atualmente com 500 milhões de usuários, e deve concorrer com empresas como Rdio, Pandora, Spotfy, Sonora, Deezer e Grooveshark.

Dado Ruvic /Reuters
Serviço de transmissão de músicas via internet pode ser anunciado em 10 de junho, diz site
Serviço de transmissão de músicas via internet da Apple pode ser anunciado em junho, diz site

Ainda de acordo com a reportagem, o aplicativo oferecerá um botão que permite comprar a música em execução em poucos segundos, o que pode significar um aumento de lucro para as gravadoras, que, em média, ficam com 70% do valor de cada faixa vendida no iTunes.

No mês passado, a Apple fechou um acordo de licenciamento de músicas da Universal Music, a maior empresa do segmento musical, e as negociações ainda estão em andamento com a Sony, que tenta se adequar aos requisitos específicos da companhia.

O Google também estaria trabalhando em um serviço de música vinculado ao Youtube, já que o site se tornou um dos principais pontos de acesso a canções em todo o mundo, diz o "Cnet".


Endereço da página:

Links no texto: