Folha de S. Paulo


Mesmo antes de falar, bebê já distinguia aplicativos em tablet, conta mãe blogueira

Lucas, 2, convive com a tecnologia desde antes de nascer. Quando sua mãe descobriu que estava grávida, abriu um blog para registrar a nova vida; mais tarde, ela colocava músicas do aplicativo do YouTube para o bebê ouvir na barriga e observava os movimentos em reação a elas. Hoje, o garoto já se diverte sozinho com alguns aplicativos.

Tablet ajuda a ensinar crianças, diz diretora; outros educadores rejeitam a novidade

"O nascimento de Lucas foi uma boa revolução na minha vida", diz Vanessa Cavasotto Leite, 36. Formada em turismo e atualmente estudando direito em Criciúma (SC), ela conta nesta entrevista, realizada por e-mail, um pouco sobre seu uso da tecnologia.

*

Folha - Quando você começou a oferecer para o Lucas brinquedos tecnológicos?

Vanessa Cavasotto Leite - Os gadgets fazem parte da nossa rotina, estão presentes na nossa volta, então o Lucas sempre teve acesso a eles. Primeiro com o celular (iPhone) e em seguida com o tablet (iPad). Ele começou a usá-los com sete meses.

Como se desenrolou a interação dele com o tablet?

Quando bebê, na maioria das vezes, ele esperava que a gente interagisse por ele com o aplicativo [de smartphone]. Com o tablet, ele já conseguia encontrar o aplicativo mais facilmente e escolher ativamente, com a própria mãozinha, virar páginas, fechar aplicativo e escolher outro.

Mesmo antes de falar, quando balbuciava palavras, ele já pedia um ou outro aplicativo, expressando suas preferências. Antes, ele pedia muito pelo aplicativo da Galinha Pintadinha, mas hoje ele é bem mais ativo no tablet: gosta dos apps com os quais ele pode interagir, como os de quebra-cabeça, jogos de memória e historinhas interativas.

Há restrições?

Não estipulamos um limite de tempo de uso do tablet, mas, em geral, o Lucas não fica mais que 30 minutos consecutivos brincando com ele. Ele cansa e volta para os carrinhos -que ainda são seus brinquedos preferidos.

Arte Folha

Endereço da página:

Links no texto: