Folha de S. Paulo


Com ações mais lucrativas que as de Apple e Google no ano, Yahoo! prossegue revitalização

Na semana passada, o Yahoo! desembolsou US$ 1,1 bilhão pelo serviço de blogs Tumblr --um negócio que pode parecer mais um ato isolado de uma empresa com um péssimo histórico de compras.

A aquisição, porém, é só parte de um plano revitalização que está em andamento desde o ano passado, quando Marissa Mayer assumiu a chefia da empresa.

Mario Tama/Getty Images/AFP
Marissa Mayer, executiva-chefe do Yahoo!, no anúncio da compra do Tumblr
Marissa Mayer, executiva-chefe do Yahoo!, no anúncio da compra do Tumblr

A executiva-chefe, que fez carreira no Google antes de transferir-se para o Yahoo!, tenta dar um banho de loja na companhia para que ela volte a ter apelo entre os mais jovens.

Para isso, a empresa prioriza a criação de conteúdo e de serviços, com foco especial no mundo móvel.

Há apenas 11 meses no cargo, Mayer já conduziu 11 aquisições, a maioria com perfil jovem e voltada para a criação de aplicativos. Entre eles estão o Astrid (app para criar listas de tarefas), a Loki (desenvolvedora de games sociais) e a Snip.it (rede social).

Nem sempre a ideia é manter os serviços funcionando, mas sim atrair jovens talentos que possam revigorar a companhia. A estratégia é parecida com a implementada pela executiva durante seus anos de Google, quando comprou mais de 20 empresas.

No começo do ano, em conversa com investidores, Mayer revelou o plano. "Primeiro você acha ótimas pessoas, depois cria ótimos produtos e, por fim, atrai usuários e anunciantes", disse.

Ao perder o protagonismo no mundo tecnológico nos últimos anos, o Yahoo! também sofreu com a fuga de novos talentos, que preferem trabalhar em concorrentes como o Google e o Facebook.

Editoria de Arte/Folhapress

No caso do Tumblr, Mayer promete não estragar o serviço. E isso não pode acontecer apenas porque o serviço tem uma base de usuários fiel.

Entre os negócios de valores conhecidos, essa foi a maior aquisição do Yahoo! desde 1999, quando a empresa pagou US$ 3,6 bilhões pelo GeoCities (uma espécie de ancestral do Tumblr).

PLANO EM CURSO

Antes do negócio com o serviço de blogs, os rumores em torno da empresa davam conta de que ela já estava à procura de um serviço popular e com apelo a um público mais jovem. O Yahoo! sondou dois serviços de vídeo para competir com o YouTube --o Hulu e o Dailymotion--, e o "New York Times" afirma que houve conversas com o Foursquare e o Quora.

Além de ir às compras, Mayer está tentando revitalizar serviços, como o Flickr, e apps, como o Weather, que já estavam sob a sua batuta.

Para completar o plano, a executiva está tentando firmar parcerias com empresas que estão liderando o mundo tecnológico. Segundo a "Bloomberg", Mayer está tentando romper o acordo que prevê que a Microsoft forneça a tecnologia por trás da ferramenta de buscas do Yahoo!.

Ainda neste mês, ela também fechou parceria com o Twitter para levar tuítes à sua página principal.

Por ora, o plano parece estar dando certo. Segundo o portal de dados do mercado financeiro Statista, entre 17 de maio do ano passado e 16 de maio deste ano, as ações do Yahoo! tiveram desempenho melhor do que as do Google, da Apple e do Facebook.

Um investimento de US$ 1.000 nos papéis do Yahoo deu lucro de US$ 787, enquanto um aporte de mesmo valor no Google rendeu US$ 451. Já Apple e Facebook deram prejuízo, respectivamente, de US$ 163 e US$ 312.


Endereço da página: