Folha de S. Paulo


Baixo apelo do 3D em TVs faz fabricantes apostarem em apps e serviços de internet

Eventos esportivos, como a Copa das Confederações, que acontece em junho, a Copa do Mundo, em 2014, e a Olimpíada, em 2016, são incentivos poderosos para quem pensa em comprar uma nova televisão.

Escolher o modelo certo é cada vez mais difícil. Faz tempo que a TV deixou de ser um eletrônico passivo, usado para sintonizar canais abertos ou por assinatura.

ESPECIAL SMART TVS

Como a alta qualidade de imagem se tornou padrão e o 3D alardeado como revolução não vingou, a solução encontrada pelos fabricantes para justificar a compra de uma televisão está no recurso que permite conectar o aparelho à internet para acessar redes sociais e receber conteúdos on-line, diretamente na TV, sem a necessidade de um computador, smartphone ou tablet.

Os primeiros televisores inteligentes (ou smart TVs), chegaram ao Brasil em 2011 e não empolgaram. Havia poucas opções de aparelhos e era baixa a oferta de conteúdo.

O cenário mudou em 2013, quando os principais fabricantes --Samsung, LG, Sony, Panasonic e Philips-- começaram a oferecer TVs inteligentes a partir de R$ 1.100.

O tamanho varia. Há TVs básicas de 32 polegadas e gigantes de 84 polegadas, vendidas por até R$ 100 mil.

Segundo a consultoria Gfk, no primeiro trimestre deste ano, o mercado de smart TVs representou 30% das vendas.

No mesmo período de 2012, o número era cerca de 15%.

"A proximidade dos eventos esportivos no Brasil deve elevar ainda mais as vendas", diz Carlos Clur, diretor do Grupo Eletrolar.

Para adicionar funções ao televisor, as empresas criaram plataformas inspiradas no universo dos smartphones.

As televisões inteligentes saem de fábrica com aplicativos para que o usuário acesse e compartilhe conteúdo em redes sociais, se divirta com jogos e até mesmo realize consultas a contas bancárias.

Há ainda aplicativos para monitorar o trânsito, receitas culinárias, exercícios físicos, entre outros. Cada um representado por um ícone na tela.

Todos os modelos permitem gravar a programação da TV aberta em pen drive ou HD externo, para ver quando for conveniente.

Além disso, pela porta USB é possível reproduzir vídeos, fotos e arquivos de música.

A compatibilidade varia de acordo com a plataforma, e alguns modelos podem reproduzir arquivos armazenados em computadores ligados à rede doméstica.

Conectada à internet, a televisão passa a desempenhar novo papel na vida do telespectador. A transmissão de vídeo em tempo real, sem a necessidade de baixar o conteúdo, é a principal função acessada por quem compra uma TV conectada.

Thomas Peter/Reuters
Expositor da feira IFA, de Berlim, demonstra operação de smart TV; fabricantes apostam em recursos de internet
Expositor da feira IFA, de Berlim, demonstra operação de smart TV; fabricantes apostam em recursos de internet

RUÍDO

Entretanto, o conceito de TV inteligente ainda enfrenta ruídos no mercado.

"Não se trata apenas de uma TV com acesso à internet. Para isso, os consumidores têm à disposição ferramentas mais adequadas, como os smartphones", diz Luís Bianchi, gerente de smart TV da Philips TV/TP Vision.

"Quem senta em frente à TV espera encontrar oferta de conteúdo para ver quando quiser", afirma.

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SAMSUNG

Renovou o desenho da plataforma e aperfeiçoou a tecnologia que permite navegar entre menus com comandos de voz e gestos com a mão. Nos próximos meses, chegarão ao mercado TVs com plataformas de smart TV com a versão de 2012 e com a mais atual.

LG

Tem mais de 800 apps --pouco mais de 100 oferecem conteúdo em português. Há uma área em destaque para serviços como Netflix, YouTube, Band, MTV, Saraiva Digital e NetMovies. Tem opção de reconhecimento por voz, que exige um controle especial.

SONY

Na nova plataforma, a Sony Entertainment Network, é possível usar o mesmo cadastro usado na PSN, a rede on-line do PlayStation. Também há jogos e notícias oferecidos pela Opera, conhecida pelo navegador web. Destaque para o conteúdo exclusivo, como L! TV (Lance TV), de esportes, e Clube DX, infantil.

PANASONIC

Há ícones grandes e uma loja de aplicativos, mas no Brasil há poucos apps. O Skype está disponível, mas requer câmera e microfone. A empresa apresentou uma nova versão da plataforma programada para os modelos da linha 2013. A nova versão deverá oferecer sistema que reconhece o rosto do usuário e oferece conteúdo personalizado.

PHILIPS

Traz apps para vídeos, portais de notícias, previsão do tempo, redes sociais e rádios on-line. O Skype está disponível, mas requer câmera e microfone. O diferencial é que o usuário não precisa instalar aplicativos na TV. A empresa oferece um sistema que armazena os programas na nuvem; basta clicar e assistir.

OUTRAS

Semp Toshiba, Sharp e AOC também oferecem televisores capazes de se conectar à internet com versões mais simplificadas e sem plataforma relevante.


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