Folha de S. Paulo


Criador do Megaupload ameaça processar Google, Facebook e Twitter por patente

O criador do Megaupload Kim Dotcom afirmou, nesta quarta-feira (22), ser o inventor e dono da patente da verificação em dois passos, sistema de autenticação de usuários usado por grandes sites como Google, Facebook e Twitter.

Mark Coote/Reuters
O fundador do Megaupload, Kim Dotcom
O fundador do Megaupload, Kim Dotcom

Através de sua conta no Twitter, o empresário se disse um defensor do "conhecimento livre", mas ameaçou levar a questão à justiça.

"Eu nunca os processei. Eu acredito em compartilhar conhecimento e ideias pelo bem da sociedade. Mas talvez eu os processe agora pelo que os EUA fizeram comigo", escreveu Dotcom, em referência às acusações de pirataria que culminaram do fim do site Megaupload.

Depois da ameaça, o atual dono do Mega recuou e pediu auxílio das empresas para pagar os custos dos processos milionários a que ainda responde.

"Google, Facebook, Twitter, eu peço sua ajuda. Nós estamos no mesmo barco dos direitos autorais. Usem minha patente de graça. Mas por favor ajudem a financiar minha defesa.", publicou pouco depois de postar um link com a patente em seu nome que descreve a tecnologia.

O QUE É A TECNOLOGIA
A verificação em dois passos é um sistema de autenticação usado em bancos e grandes sites que permite à empresa identificar um usuário ou cliente com mais segurança do que o método tradicional.

Além de digitar seu usuário e sua senha, o usuário precisa digitar um código de verificação que é recebido no celular ou em um aparelho específico, como um token.


Endereço da página:

Links no texto: