Folha de S. Paulo


Usuários do Tumblr reagem à aquisição do serviço de blogs pelo Yahoo!

Diga para eu parar de contar se você já ouviu essa: uma rede social é vendida para uma grande companhia que planeja ganhar dinheiro colocando propagandas no conteúdo dos usuários. As pessoas que usam a rede social, então, se revoltam.

Assim como internautas se revoltaram depois da venda do Instagram para o Facebook no ano passado, a comunidade do Tumblr não estava feliz no domingo, após a divulgação da notícia de que seus amados blogs do Tumblr agora passariam a pertencer ao Yahoo!.

Reprodução
Imagem criada por usuário do Tumblr para satirizar a compra do serviço
Imagem criada por usuário do Tumblr para satirizar a compra do serviço

Vamos apenas dizer que eles não estavam postando imagens animadas do tipo GIF de gatos dançantes para celebrar.

"Então é assim que você se sente quando um dos seus pais te vende", escreveu um usuário desagradado. "Yahoo!, vá para casa --você está bêbado", disse outro.

Alguns compararam o Yahoo! ao Nickelback, a mais ridicularizada banda de rock de todos os tempos. Muitos usuários postaram GIFs animados de Lauren Conrad, famosa por reality shows, e o personagem de desenhos animados Bob Esponja, ambos chorando copiosamente. "Alguém, por favor, crie um GIF com Marissa Mayer sendo malvada", demandou um usuário, referindo-se à presidente-executiva do Yahoo!.

Outros foram agressivos: "Caro Yahoo!, nós mordemos. Sinceramente, cada usuário do Tumblr."

"Yahoo!, por favor, não torne o Tumblr algo normal", escreveu outro seguidor do Tumblr. "Nós gostamos [dele] desta maneira."

Alguns escreveram cartas acerca do seu medo em relação à negociação.

"Caro Yahoo!, seja bem vindo ao grupo mais emotivo da internet. Ofereço-lhe um conselho: não o estrague [a expressão usada pelo internauta foi a mesma que Marissa Mayer escreveu no posterior comunicado que oficializava a aquisição]. Somos como maconheiros --detestamos mudanças. E você não fará dinheiro com um site que tenha 250 usuários. Obrigado. Assinado: um usuário pronto para ir embora sem aviso."

Reprodução
Imagem criada por usuário do Tumblr para mostrar como poderia ficar o serviço de blogs após a aquisição pelo Yahoo!
Imagem criada por usuário do Tumblr para mostrar como poderia ficar o serviço de blogs após a aquisição pelo Yahoo!

Uma pessoa escreveu um guia para que outros usuários aderissem, explicando quando eles deveriam deixar o navio se o serviço se tornar demasiado "Yahooficado". "Se o Tumblr requerer um cadastro ligado, de alguma maneira, ao Yahoo", escreveu o Hank's Tumblr, as pessoas devem deixar o Tumblr. Também] se mais de 10% do "['dashboard' for tomado por publicidade."

Em uma forma de comunicação típica do Tumblr, foram usados GIFs animados e cômicos para demonstrar o desgosto das pessoas. Como este, de um homem sorridente que entra em um cômodo com caixas de pizza na mão, apenas para descobrir que o chão está em chamas.

Apesar de ser incerto o que o Yahoo! fará com o Tumblr, um dos medos que estão circulando --que o Yahoo! poderia adicionar um "e" ao logotipo do Tumblr, tornando-o Tumbler (como são chamados copos térmicos e o carro do Batman desde o filme "Batman Begins")-- será dificilmente consumado.

*

Marissa Meyer disse nesta segunda (20), durante uma coletiva de imprensa, que o "dashboard" do Tumblr, que é a seção básica do site e funciona como o Feed de notícias do Facebook, ganhará mais propagandas.

A executiva adicionou, contudo, que tal apresentação de propagandas será uma opção do autor do blog, que deve permiti-la ou não.

O jornalista Peter Kafka, do blog especializado em tecnologia "All Things Digital", diz: "O Yahoo! prometeu não estragar tudo, então eu não esperaria uma enchente de anúncios atolando o Tumblr no próximo ano ou algo assim. Por outro lado, é um produto gratuito de web, o que significa que não é gratuito de maneira alguma. Então, se você o está utilizando, vai pagar por isso."

*

O fundador da plataforma de blogs WordPress, um concorrente do Tumblr, escreveu em um post no domingo (19) em seu blog que seu serviço passou de uma média dominical de cerca de 500 postagens por hora para 72 mil postagens ontem, quando já era dada como certa a aquisição bilionária em questão.

Ele classificou a notícia (e suas aparentes consequências para o WordPress) como "agridoce" ("bittersweet", em inglês), mas, posteriormente, disse não acreditar em um "êxodo" de usuários do Tumblr para o concorrente.


Endereço da página:

Links no texto: