Folha de S. Paulo


Google adiciona reconhecimento de voz a seu buscador

O Google anunciou nesta quarta-feira (15) que irá reformular sua ferramenta de buscas em computadores, tornando a experiência mais pessoal e capaz de reconhecer perguntas faladas em português. A capacidade ainda não teve data de lançamento informada.

Usando o navegador Chrome, os internautas poderão fazer perguntas diretamente ao Google, em vez de usarem apenas palavras-chave, assim como acontece no assistente pessoal de smartphones Google Now.

Com uma atualização do Knowledge Graph, o mapa do Google do mundo real, que contém dados sobre pessoas e lugares, será possível, por exemplo, fazer pesquisas como "qual é a população da Índia" e os resultados mostrarão o número e, prevendo sua próxima questão, também trarão um comparativo com outros países.

Em breve, você poderá fazer buscas como "meu voo para Londres" e o Google mostrará as informações sobre a sua viagem.

Assim como no assistente pessoal Siri, do iPhone da Apple, os internautas poderão pedir ao Google "encontre um restaurante perto do meu apartamento" e o site mostrará o resultado.

Divulgação
Google anuncia que incluirá capacidade de reconhecimento de voz para buscas feitas no navegador do PC
Google anuncia que incluirá capacidade de reconhecimento de voz para buscas feitas no navegador do PC

O novo recurso permitirá o internauta faça uma nova busca apenas dizendo "Ok, Google". Sendo assim, será possível fazer uma pesquisa falando "Ok, Google, onde fica a cidade de Melbourne?", por exemplo.

O Google agora também permite que os usuários ditem e-mails. Durante a demonstração ao vivo na conferência Google I/O, um executivo da empresa mandou um e-mail, via Gmail, para um contato apenas dizendo "envie para a Katie". O endereço de e-mail foi preenchido automaticamente, porque o Google já "sabia" a quem o internauta se referia.

A inovação no formato de pesquisas lembra tecnologias usadas em filmes de ficção, como o sistema J.A.R.V.I.S. de o "O Homem de Ferro".

Entretanto, a pesquisa por voz terá um longo caminho a percorrer para se tornar realmente eficaz. A Apple busca o mesmo resultado para melhorar o assistente pessoal Siri.


Endereço da página: