Folha de S. Paulo


Google aposenta Gtalk e anuncia reforma visual para a rede social Google+

O Google apresentou um novo aplicativo chamado Hangouts, que integrará os serviços de chat da empresa, e mostrou um novo design para sua rede social Google +.

Vídeo

"Hangouts" era um aplicativo de conversa por vídeo que funcionava junto com o Google +, mas agora será o nome de uma plataforma unificada de mensagens e vídeo, que juntará o velho Hangouts, o Gtalk e o Google + Messenger.

Posteriormente, uma funcionária do Google, Dori Storbeck, confirmou por meio de um comentário no Google+ que o aplicativo também integrará mensagens de SMS "em breve".

Para a rede social, a empresa também anunciou 41 novas capacidades, além da uma interface reformulada que passa a organizar a linha do tempo em colunas e mostrar as interações como "cartas".

Entre as novas ferramentas, estão novos recursos para o tratamento de fotos: dá para suavizar rugas ou mudar a luz de paisagens. Além disso, agora é possível reunir imagens em série, tiradas do mesmo objeto, como se fosse um vídeo.

Outra ferramenta mostrada reconhece marcos culturais e cria automaticamente uma "hashtag" --palavra ou expressão que define o conteúdo, funcionando como uma etiqueta de texto ("#redesocial", por exemplo).

Reprodução
Novo visual da rede Google+, com postagens que funcionam como
Novo visual da rede Google+, com postagens que funcionam como "cards" que exibem conteúdo relacionado ao serem acionados

Como exemplo, os executivos da firma mostraram para a plateia de 6 mil pessoas no Google I/O uma foto no Google+ de um usuário em Paris, com a Torre Eiffel ao fundo. Sem fazer nenhum comentário sobre a atração turística, o post trouxe a "hashtag" Torre Eiffel. Ao clicar no marcador, outras fotos da torre surgiram na tela.


Endereço da página:

Links no texto: