Folha de S. Paulo


Alto custo pode prejudicar vendas do Google Glass, diz pesquisa

Um estudo realizado com potenciais compradores do Google Glass, o óculos com acesso à internet, revelou que a maioria dos norte-americanos não está disposta a pagar o preço sugerido de US$ 1.500 (R$ 3.024).

De acordo com a empresa de pesquisas SurveyMonkey, responsável pelo levantamento de dados, 84,5% dos entrevistados afirmaram que não irão adquirir o dispositivo por causa do alto custo.

Uma das principais razões para o elevado preço do Google Glass é a ausência de planos de consumo de operadoras, fator que reduz consideravelmente o valor de smartphones e tablets nos EUA.

Por exemplo, um iPhone 5 de 16 Gbytes com contrato sai por US$ 199, cerca de R$ 400, enquanto custa US$ 649 na Apple Store.(R$ 1.300)

Entretanto, eliminando o custo do aparelho, a intenção de compra também se mostrou desfavorável para o Google, já que apenas 29,5% informaram que muito provavelmente o comprarão, enquanto 26,7% têm interesse moderado e 43,5% não têm o mínimo desejo pela aquisição.

A pesquisa também abordou como seria o uso do Google Glass. Entre as tarefas que os usuários realizarão no cotidiano, se destacam o atendimento de chamadas telefônicas (60,9%), captura de fotos e vídeos (59,8%), utilização de serviços de mapas (56,5%) e o envio de mensagens de texto (51,6%).

A busca por voz, uma das principais comodidades oferecidas pelo aparelho, foi citada por apenas 35% dos entrevistados.

Quanto à polêmica questão da invasão de privacidade causada por uma possível ampla adoção do Google Glass, 40% declararam se preocuparem com fotos e vídeos registrados sem autorização. O número sobe para 47,3% quando a mesma pergunta é feita envolvendo parentes nas imagens.

O Google Glass deve chegar ao mercado norte-americano em 2014, mas as primeiras versões para desenvolvedores já foram disponibilizadas (confira o teste da Folha). Por enquanto, não há previsão de lançamento, nem preço sugerido no aparelho no Brasil.

A pesquisa da SurveyMonkey teve cerca de 200 participantes nos Estados Unidos.


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