Folha de S. Paulo


HP e Leap Motion fazem acordo para levar controle por gestos ao mercado

Computadores controlados por gestos --como os de "Minority Report" e outros filmes de ficção científica-- podem chegar ao mercado em breve, devido a um novo acordo entre a Hewlett-Packard e a start-up Leap Motion, de São Francisco.

Sendo a maior fabricante de PCs, a adoção da tecnologia pela HP pode mudar potencialmente a maneira como as pessoas interagem com os computadores, da mesma forma que a Apple tornou populares as telas sensíveis ao toque em 2007, com o lançamento do iPhone --ou quando ela apresentou o mouse pela primeira vez, em 1983.

A Leap Motion, uma firma de três anos e menos de 100 funcionários situada em São Francisco, produz sensores do tamanho de um pacote de chiclete que podem rastrear, segundo ela, o movimento individual dos dez dedos com uma precisão milimétrica de um centésimo.

Esses sensores podem ser ligados a qualquer computador e permitir o uso de aplicativos e softwares desenhados para responder a comandos gestuais.

Divulgação
Leap Motion, aparelho que, conectado a um computador por uma entrada USB, mapeia os movimentos das mãos
Leap Motion, aparelho que, conectado a um computador por uma entrada USB, mapeia os movimentos das mãos

Sob o novo acordo, a HP vai começar a vender os sensores da Leap Motion junto de seus produtos antes de implantar a tecnologia direto em seus computadores, de acordo com ambas as companhias.

Os sensores já estão à venda em grandes varejistas por US$ 80, mas só serão entregues a partir de 13 de maio. As empresas não disseram quando dispositivos da HP com a tecnologia embutida começariam a ser vendidos.

"Os consumidores querem alcançar o próximo nível de criação e interação com o conteúdo digital", declarou nesta terça (16) Ron Coughlin, um vice-presidente sênior da HP responsável por compradores de PCs.

"Com o controle revolucionário de movimentos tridimensionais da Leap Motion, a tecnologia da HP e ótimos aplicativos, vamos criar experiências de usuário incríveis."

O acordo vem num tempo em que fabricantes do segmento tecnológico como Microsoft, Google e Apple expressaram interesse no controle por gestos.

Em 2010, a Microsoft levou a tecnologia a milhões de casas com o popular Kinect, feito para o Xbox 360. No ano passado, a Samsung revelou uma TV que podia ser controlada do outro lado da sala com gestos.

Andy Miller, executivo-chefe operacional da Leap Motion e ex-executivo da Apple, disse que a tecnologia pode tanto melhorar o lazer como ser uma ferramenta prática para profissionais.

Para mostrar seu apelo, a Leap Motion convidou desenvolvedores a fazer aplicativos seguindo um modelo similar à App Store, da Apple. Até agora, 50 mil desenvolvedores inscreveram apps que usam gestos para criar modelos tridimensionais, simular instrumentos musicais ou até manipular robôs cirúrgicos.

Mas Miller espera que o acordo com a HP possa levar o controle por gestos ao dia a dia das pessoas. O próximo passo é implantá-lo em tablets e outros dispositivos móveis, ele disse.

"Essa é uma grande validação da tecnologia", disse Miller. "Mais para frente, você verá que ela estará presente em um amplo espectro de aparelhos."

Mesmo que seja implantada em um número limitado de modelos, a controle por gestos pode trazer certa renovação à HP, que está no meio de uma reestruturação e tem lutado contra o declínio dos computadores pessoais, enquanto smartphones e tablets ganham popularidade.

As vendas de PCs da HP, particularmente, foram severamente prejudicadas.

A empresa viu uma queda de 24% nas vendas nos primeiros três meses de 2013, mas conseguiu se manter como a maior fornecedora mundial de PCs, detendo 15,7% do mercado, segundo a International Data Corp.

No geral, as vendas de PCs caíram 14% durante o mesmo período --é a maior queda em duas décadas de registros, disse a IDC.


Endereço da página: