Folha de S. Paulo


Tablets e smartphones fazem venda de PCs cair 11,2% no primeiro trimestre

O mercado global de PCs registrou vendas de 79,2 milhões de unidades no primeiro trimestre, de acordo com dados preliminares divulgados pela empresa de pesquisas Gartner. O volume representa uma queda de 11,2% na comparação com o mesmo intervalo de 2012.

Essa foi a primeira vez desde o segundo trimestre de 2009 em que as vendas do segmento ficaram abaixo das 80 milhões de unidades. O período marcou também o quarto trimestre consecutivo de recuo na categoria. Todas as regiões apresentaram queda no volume, com Europa, Oriente Médio e África registrando o declínio mais acentuado, de 16%.

"Os consumidores estão migrando para o consumo de conteúdo dos PCs para outros dispositivos conectados, como os tablets e smartphones. Mesmo em mercados emergentes, nos quais a penetração do PC é baixa, não há expectativa de um forte crescimento para os fabricantes de PCs", afirmou Mikako Kitagawa, analista do Gartner. O especialista acrescentou que, na contramão do mercado de PCs para consumo, a adoção de PCs no âmbito das empresas continua a crescer.

No ranking dos fabricantes, a disputa continua acirrada entre a Hewlett-Packard (HP) e a chinesa Lenovo. No trimestre, apesar de uma queda de volume de 23,6% na comparação anual, a HP liderou com um total de vendas de 11,68 milhões de unidades e uma participação de 14,8% na categoria. Logo em seguida, a Lenovo registrou a venda de 11,66 milhões de unidades, com uma participação de 14,7% e um crescimento de 0,1%.

Com um declínio de 11,2% e vendas de 8,73 milhões de unidades, a Dell se manteve na terceira colocação, atingindo uma participação de 11%. As vendas da companhia recuaram em todas as regiões, com exceção do mercado japonês. As taiwanesas Acer e a Asus completam a lista, com participações de 8,6% e de 6,8%, respectivamente. Entre as principais fabricantes, a Acer registrou a maior queda no período, de 29,3%.


Endereço da página: