Folha de S. Paulo


Google pode substituir Gtalk por novo serviço de mensagens no mês que vem

O Google anunciará o Babel, serviço de mensagens que vai unificar os aplicativos do Gtalk para dispositivos móveis e os mensageiros do Gmail e da rede social Google+ no mês que vem, segundo evidências publicadas por diferentes sites de notícias.

O anúncio seria feito durante o evento Google I/O 2013, para desenvolvedores, que acontece entre os dias 15 e 17 de maio.

As principais diferenças do Babel para o Gtalk seriam a capacidade de anexar imagens, novos emoticons (ícones com expressões faciais ou gestuais também conhecidos como "smileys") e mudanças visuais, como a exibição da foto de perfil ao lado de cada mensagem (como exibido nas capturas de tela divulgadas pelo "TechRadar" ).

A empresa poderia estar fazendo a mudança para permitir a intercomunicação entre essas plataformas e, assim, economizar processos e concentrar seus esforços em um só serviço.

Reprodução/TechRadar.com
Imagem divulgada pelo site
Imagem divulgada pelo site "TechRadar" mostra o que seria uma versão inicial do Babel, do Google, que deve substituir o Gtalk

O Google também poderia estar lutando para substituir, para alguns usuários, apps de mensagem como o WhatsApp, já que haveria aplicativo para iOS, além de Android e Chrome OS, como diz o site "Droid Life".

Segundo a publicação, especializada em notícias sobre o Google, as equipes responsáveis pelo desenvolvimento do projeto são as de Google+, Android, Chrome e Apps.

Em reportagem de 18 de março, o "Geek.com" diz ter consultado "múltiplas fontes" que confirmam a unificação. O texto, contudo, afirmava que o nome do serviço seria Babble --alcunha que, caso tenha de fato existido, já deve ter caducado.

O site "The Verge" suscita a possibilidade de o Babel vir integrado ao Google Voice, o que permitiria envio de SMS usando o novo serviço de mensagens, e a competição direta com o iMessage, da Apple, que tem capacidade semelhantes.

O "TechCrunch" divulgou uma série de páginas em que desenvolvedores do Google discutem problemas relacionados ao Babel.

Recentemente, o aplicativo de mensagens para smartphones WhatsApp negou que estivesse em conversas com o Google para uma eventual aquisição, rumor que havia gerado burburinho após seu surgimento, no dia 5.


Endereço da página:

Links no texto: