Folha de S. Paulo


Apple cria patente para venda de músicas e de aplicativos off-line

Duas novas patentes da Apple apareceram nesta terça-feira (9) no site do escritório de patentes americano, o USPTO. A primeira descreve um método para permitir compras off-line na loja virtual iTunes e, a segunda, um mecanismo para troca de arquivos sem fio entre iPhones e Macs.

Reprodução
Patente registrada pela Apple no escritório de direitos intelectuais americano, o USPTO, para venda de música off-line

Atualmente, quando adquire conteúdo na loja da Apple (e em qualquer outra similar), o usuário precisa de uma conexão com a internet para efetuar o pagamento e baixar o filme, música, aplicativo ou livro que queira. Se o sistema descrito na patente for posto em prática, os usuários dos dispositivos da Apple poderão passar a comprar créditos pré-pagos e utilizá-los mesmo quando não estiverem conectados.

Para que a compra off-line funcione, o dispositivo precisaria baixar previamente conteúdo recomendado pela App Store para o usuário. Os arquivos ficariam armazenados localmente no celular ou tablet, mas bloqueados para uso e só seriam liberados quando os créditos pré-pagos fossem utilizados.

Já a outra patente automatiza a troca de arquivos entre iPhones e Macs através da utilização de tecnologias já existentes como Bluetooth e NFC. Segundo a descrição no site da USPTO, o mecanismo possibilitaria a inserção de arquivos dos celulares diretamente em programado computador, apenas aproximando os dois dispositivos.


Endereço da página:

Links no texto: