Folha de S. Paulo


Disputa entre organizações europeias causa 'maior ciberataque da história'

Um conflito virtual entre uma organização com sede na Inglaterra e na Suíça que combate spam (e-mails indesejados) e uma empresa holandesa de hospedagem de sites transformou-se em um dos maiores ciberataques já registrados, causando congestionamento generalizado na internet em todo o mundo.

O serviço de vídeos sob demanda Netflix e outros sites populares ficaram lentos ou inacessíveis para muitos internautas, relata a imprensa internacional.

As forças policiais de cinco países estão investigando o caso, segundo a rede britânica BBC.

Tudo começou porque a ONG Spamhaus colocou em sua lista negra e bloqueou a Cyberbunker. A alegação foi de que a companhia holandesa mantém em seus servidores materiais usados por pessoas que enviam mensagens com propaganda ou golpes virtuais via e-mail.

Reprodução
Página do site da Cyberbunker, no qual a companhia holandesa de hospedagem de sites explica a política para manter os servidores on-line
Página do site da Cyberbunker, no qual a companhia holandesa de hospedagem de sites explica a política para manter os servidores on-line "não importa o quê"

A organização também disse que a empresa está ligada a grupos criminosos da Rússia e de outros países do leste europeu.

Em suposta retaliação ao bloqueio, a ONG foi alvo de ataques de origem ainda não divulgada.

Steve Linford, um executivo da Spamhaus, disse à BBC que os ataques já duram mais de uma semana e que tem "escala sem precedentes".

Segundo especialistas consultados pelo "New York Times", o problema é "preocupante" porque os ataques não pararam e vêm aumentando em intensidade.

Os hackers que vêm causando o problema estão usando ataques de negação de serviço (DDoS, na sigla em inglês), tática relativamente simples. O objetivo não é invadir o sistema alheio, mas sobrecarregá-lo e "derrubá-lo", dependendo do tamanho da investida.

Linford explicou que ataques do tipo, quando realizados a grandes grupos bancários, por exemplo, atingem a largura de banda de 50 Gbytes por segundo, enquanto o que vem sendo realizado chegou ao pico de 300 Gbytes por segundo.

Em uma página em que descreve seus serviços, o Cyberbunker promete manter seus servidores on-line "independentemente de qualquer coisa", mesmo se "a merda atingir o ventilador".

"Clientes podem hospedar o que quiser, com as exceções de pornografia infantil e conteúdo relacionado a terrorismo", descrevem.

Em um comunicado, um representante da empresa disse apenas que a Spamhaus "não deveria interferir no que fica on-line ou o que não fica".


Endereço da página:

Links no texto: