Folha de S. Paulo


Celulares com telas grandes devem ser destaques do Mobile World Congress

Houve uma época em que os principais fabricantes de smartphones do mundo miravam a Apple e o iPhone. No Mobile World Congress, evento mais importante do mundo móvel, que acontece entre hoje e quinta em Barcelona (Espanha), os alvos serão outros: a Samsung e o Galaxy S.

A empresa coreana não se tornou apenas o nome mais importante entre aqueles que produzem dispositivos com Android, mas também conseguiu polarizar o disputado mercado com a Apple.

Segundo a consultoria IDC, no quarto trimestre de 2012, enquanto a Samsung tinha 29% do segmento mundial, a Apple tinha 21,8%.

Divulgação
Imagem divulgada pela Samsung para comemorar a marca de 100 milhões de unidades de Galaxy S vendidos
Imagem divulgada pela Samsung para comemorar a marca de 100 milhões de unidades de Galaxy S vendidos

Para tentar emular esse sucesso, a concorrência apostará em aparelhos Android com telas enormes, com pelo menos cinco polegadas, e resolução Full HD.

Um forte indício disso apareceu antes mesmo do MWC. Há 15 dias, a LG adiantou seu principal lançamento no ano, o Optimus Pro G, que tem tela de 5,5 polegadas. Na última terça, a HTC lançou o One.

ZTE, Huawei e Sony devem aparecer com novidades do tipo. A primeira já confirmou que anunciará o Grand Memo, com tela de 5,7 polegadas. Sobre a Sony, rumores dão conta de que a fabricante japonesa aparecerá com um aparelho de 6,44 polegadas --o que seria a maior tela de smartphone do mundo.

O foco nas telas grandes se justifica. O Galaxy S 3, da Samsung, teve 40 milhões de unidades vendidas desde maio do ano passado. A linha Galaxy S, que sempre apostou em telonas, vendeu mais de 100 milhões de unidades desde 2010.

Segundo estimativa do jornal "DigiTimes", o mercado para smartphones de cinco polegadas está se expandindo e deverá crescer 136% neste ano, vendendo 60,4 milhões de unidades.

Não será durante o MWC, porém, que o contra-ataque da Samsung poderá ser visto. O anúncio do Galaxy S 4 deverá acontecer em evento próprio da empresa.

O principal lançamento da marca no evento deve ser o Galaxy Note 8, um tablet de oito polegadas. O MWC espera 70 mil visitantes.


Endereço da página: