Folha de S. Paulo


Quem acha que só tecnologia de fora presta é 'otário', diz empreendedor

"O brasileiro tem que deixar de ser otário de achar que só a tecnologia que vem de fora é bacana", afirmou Marcelo Marzola, fundador e diretor-geral da empresa de marketing on-line Predicta, durante o debate "Eles chegaram lá", sobre empresas de tecnologia de sucesso no Brasil, na Campus Party, neste sábado (2).

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"Existe um movimento muito otário no Brasil que acha que a tecnologia desenvolvida no país não pode ser boa. Temos que perder o complexo de inferioridade."

Além do fundador da Predicta, eleita pela revista "Fast Company" uma das empresas mais inovadoras do Brasil em 2012, participaram do debate Eduardo L'Hotellier, fundador do GetNinjas, site para encontrar prestadores de serviço, apontado pelo site "The Next Web" como a melhor startup do ano passado, e Gustavo Caetano, fundador da empresa de soluções para vídeo on-line Samba Tech, eleito o melhor fundador de 2012 pelo mesmo veículo.

Os debatedores recomendaram aos novos empreendedores brasileiros de tecnologia que considerem a expansão internacional de seus negócios --a Predicta, por exemplo, atua globalmente e tem escritório no Vale do Silício, nos EUA, enquanto a Samba Tech opera também em países como México e Peru.

"Metade das empresas de tecnologia na Nasdaq são de Israel, que é do tamanho de Belo Horizonte. Como o país é pequeno, eles já começam pensando em atuar fora. No Brasil, alguns empreendedores acabam se acomodando porque o mercado local é muito grande", disse Caetano.

Os três participantes concordaram que, no Brasil, os novos empreendimentos de tecnologia B2B, para o mercado corporativo, têm sido mais bem sucedidos do que os B2C, voltados ao consumidor final.

"O mercado B2C é muito mais difícil. Precisa de mais dinheiro e mais tempo, e o risco de dar é errado é maior", afirmou L'Hotellier.

Caetano disse que os empreendedores nacionais precisam parar de copiar modelos de negócio de outros países e começar a criar tecnologia no Brasil.

A mediadora do debate, Anna Heim, editora do "The Next Web" para a América Latina, afirmou não ter nada contra as "copycats", desde que elas sejam "tropicalizadas".

L'Hotellier também disse não ver problemas nesse tipo de cópia. "Empreendedor é diferente de artista. Quem tem que criar algo novo e surpreendente é o artista. Empreendedor tem que criar renda, dar retorno para ele e para os acionistas."

Reinaldo Canato/Folhapress
Marcelo Marzola, fundador e diretor-geral da empresa de marketing on-line Predicta, falou hoje
Marcelo Marzola, fundador e diretor-geral da empresa de marketing on-line Predicta, falou hoje

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