Folha de S. Paulo


Cofundador do Google testa óculos de realidade aumentada no metrô de Nova York

Você não espera encontrar um dos homens mais ricos do mundo andando de metrô, em Nova York, quase parecido com um sem-teto. Mas foi assim que Sergey Brin, cofundador do Google, foi fotografado na semana passada --por Noah Zerkin, um entusiasta de realidade aumentada e computação vestível.

Brin, 39, comanda o desenvolvimento de diversos produtos experimentais da companhia no departamento Google X, entre eles o Google Glass, que Brin utilizava dentro do metrô.

Reprodução/Twitter/noazark
Foto de Noah Zerkin mostra Sergey Brin, cofundador do Google, testando o Glass no metrô de Nova York
Foto de Noah Zerkin mostra Sergey Brin, cofundador do Google, testando o Glass no metrô de Nova York

O Glass são óculos de realidade aumentada de uma lente só, que funciona como uma pequena tela. Se estiver conectado à internet, ele pode fornecer informação sobre o que o usuário esta olhando, com base em dados de geolocalização e resultados de pesquisa do Google.

Brin é um dos donos de um Boeing 767 --mas, como a foto mostra, ele está perfeitamente feliz em pegar o metrô. Brin também foi fotografado nas ruas de San Francisco utilizando o protótipo.

O computador interno do Glass é capaz de tirar fotos e gravar vídeos do que o usuário está olhando e compartilhá-los on-line, além de mostrar informações sobre os arredores e, possivelmente, sobre as pessoas que você conhece.

O Glass está previsto para ser disponibilizado no final deste ano, por US$ 1.500. O Google está convidando desenvolvedores para maratonas de programação ("hackathons") em San Francisco, ainda neste ano, e em Nova York, no início de fevereiro, para tentar descobrir aplicações interessantes para os óculos.

Brin disse anteriormente que o maior problema do projeto é a bateria, que dura pouco, mas que o Google já está trabalhando nisso.

Brin mostrou o potencial do Google Glass em maio do ano passado, na conferência Google I/O, quando saltou de paraquedas com uma equipe. O salto foi registrado e transmitido on-line com os óculos.


Endereço da página:

Links no texto: