Folha de S. Paulo


Cisco quer que vídeo encontre o telespectador

No futuro, os programas de TV e filmes a que você deseja assistir é que vão encontrá-lo --você não terá de procurá-los. E será possível assistir a eles em qualquer aparelho.

É essa a espécie de serviço que a Cisco Systems deseja levar à sua casa. Na segunda-feira (7), a empresa lançou a plataforma Videoscape Unity, um serviço em nuvem que ela espera venha a ser incorporado pelas empresas de TV paga, por exemplo serviços de TV a cabo, aos seus decodificadores.

Michael Nelson/AFP
Marthin De Beer, vice-presidente da Cisco, apresenta o Videoscape na CES 2013
Marthin De Beer, vice-presidente da Cisco, apresenta o Videoscape na CES 2013

O pacote de software inclui uma ferramenta para recomendar programas a uma pessoa com base em seu retrospecto de programação assistida. Ele cria um perfil para cada usuário --se mãe gosta de musicais, por exemplo, o perfil associado a ela mostrará uma lista de canais relacionados a música; se o pai gosta de esportes, seu perfil conteria a ESPN e a Fox Sports.

A outra parte essencial do pacote da Cisco é um sistema de gravação digital de vídeo em nuvem. Se você deseja gravar um episódio da série "Mad Men", poderia mantê-lo armazenado no sistema em nuvem do fornecedor por quanto tempo quiser, em lugar de em seu disco rígido. Como resultado, seria possível assistir ao episódio em qualquer aparelho, por exemplo um celular iPhone ou Android.

A Cisco não anunciou que provedores de serviços de TV, se algum, assinaram para participar do projeto. Mas ela não é a única empresa que planeja facilitar o acesso a conteúdo de televisão. Panasonic e Samsung demonstraram um recurso semelhante em seus televisores, que oferece recomendações baseado nos hábitos de TV do usuário.

Alguns dos televisores da câmera até usam uma câmera embutida para reconhecer o telespectador e operar com o seu perfil.

Tradução de PAULO MIGLIACCI


Endereço da página:

Links no texto: