Folha de S. Paulo


Notícias de L.Á.: Ator revive 'Lebowski' para escrever livro com mestre zen

O ator Jeff Bridges, 63, internaliza o Dude mais uma vez. Agora, para lançar um livro escrito em parceria com o mestre zen Bernie Glassman, amigo que vem lhe ensinando budismo há mais de dez anos. Foi o professor quem o convenceu da empreitada, ao contar que muitos budistas consideram seu personagem de "O Grande Lebowski" (1998) uma referência zen.

Notícias de L.Á.: Local da briga de facas de 'Juventude Transviada' atrai cineastas
Notícias de L.Á.: Notícias de L.Á.: Atriz porto-riquenha encarna Carmen Miranda em filme 'noir'

"Se todos pensassem como o Dude, não haveria mais guerras", diz Bridges, lembrando uma passagem do filme em que ele concorda em discordar com um de seus amigos durante uma partida de boliche.

Bridges e Glassman fizeram um retiro de cinco dias num rancho, em Montana, e gravaram suas conversas filosóficas, que vão desde exercícios zen, como olhar no espelho e rir de si mesmo todas as manhãs, a curiosidades sobre a vida e o trabalho de Bridges.

"Minha mãe sempre dizia, antes de eu sair para o trabalho: 'Lembre-se de se divertir e não levar isso tão a sério'", contou o ator, num evento para lançar "The Dude and the Zen Master" (Ed. Blue Rider), sem previsão de lançamento no Brasil.


Endereço da página:

Links no texto: