Folha de S. Paulo


Médica que teve doença de pele defende qualidade de vida

Reinaldo Canato/Folhapress
A médica Elisabeth Lima Barboza durante o Fórum Saúde da Pele
A médica Elisabeth Lima Barboza durante o Fórum Saúde da Pele

A dermatologista Elisabeth Lima Barboza sentiu na pele aquilo pelo que passam muitos de seus paciente. Durante debate nesta quinta (26), ela falou sobre sua experiência após ser diagnosticada com uma doença de pele.

O problema começou em outubro de 2014, quando Elisabeth percebeu um inchaço em um dos dedos da mão. Fez exames e descobriu que estava com uma inflamação.

No início do ano seguinte, começou a sentir fortes dores nas juntas. Seus colegas reumatologistas ainda não tinham chegado a um diagnóstico. "Nem analgésico nem anti-inflamatório nem corticoide funcionavam mais. Precisei fazer três pulsoterapias, que são aplicações na veia."

Após a terceira pulsoterapia, a psoríase se manifestou no couro cabeludo. Elisabeth foi diagnosticada com artrite psoriática, variação das duas doenças que afeta a pele e as articulações.

Nesse ponto, ela já sentia muitas dores e tinha dificuldade para andar e escrever. A médica conta que sofreu preconceito por precisar parar de trabalhar no período.

A situação piorou depois que a dermatologista sofreu um acidente de carro em 2016, que a levou a engessar a mão direita. Ela precisou retirar o gesso após uma semana, porque seu sistema imunológico estava agredindo a região, o que a fez perder a força na mão direita.

O tratamento tradicional não funcionou, e Elisabeth recorreu a medicamentos biológicos. Com o novo tratamento, voltou a trabalhar. "Hoje consigo andar, sorrir, porque a pessoa com dor não sorri, vira uma chata. Volto a brilhar para o meu mundo, posso contribuir para este debate, mas não reconquistei todas as perdas que sofri".

Ela conta que um de seus pacientes se surpreendeu ao vê-la recebendo o tratamento na clínica onde trabalha. "Mais do que uma médica diferenciada, porque vivo o que meus pacientes vivem, me tornei uma levantadora da bandeira da qualidade e restauração da vida com as terapias inovadoras", afirmou.


Endereço da página:

Links no texto: