Folha de S. Paulo


Garrafas plásticas 'não recicláveis' de leite incomodam consumidor

No último mês de agosto, a jornalista Carolina Tarrío foi até a fábrica da marca de leite que ela compra para devolver 365 garrafas de plástico vazias –o equivalente ao consumo de sua família de quatro pessoas durante um ano.

Durante a ação, em São Paulo, a jornalista entregou à empresa uma carta assinada por 157 compradores da marca insatisfeitos com o fato de não conseguirem reciclar as embalagens.

A empresa diz que o plástico foi escolhido por ser "seguro para o envase do leite" e "não resultar em um produto final de custo elevado".

Renata Ursaia/Arquivo Pessoal
GIFs mais populares de 2015 - http://giphy.com/gifs/funny-cute-3lWT8t6y0KDS0 ----//--- http://giphy.com/gifs/dancing-happy-jimmy-fallon-XB6pGqvOfJqY8/fullscreen?w=635&h=635 ----//---- https://giphy.com/gifs/week-mrw-school-Lc2LQgtgQh6ko
A jornalista Carolina Tarrío (centro) com o marido, os filhos e as garrafas do leite consumido em um ano

"Só uma pequena quantidade do plástico é reciclado no país. O material perde qualidade a cada reciclagem e chega um momento em que não tem mais para onde ir. Deveríamos recusar embalagens assim", diz Carolina.

Após a devolução das garrafas, a empresa prometeu instalar um ponto próprio de coleta das embalagens em sua unidade de São Paulo.

Tarrío lembra, no entanto, que o maior problema não é o recolhimento do material, mas sim o correto encaminhamento para a reciclagem.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos diz que as empresas são responsáveis pelo descarte do que produzem.

"Precisamos de uma sensibilidade maior da indústria. Não basta lançar o produto, a empresa deve verificar com as cooperativas se ele tem valor para voltar à cadeia produtiva", diz Wilson Santos, coordenador de projetos de sustentabilidade da Cooper Vira-Lata, de coleta seletiva.

Segundo Carlos Humberto Mendes de Carvalho, presidente do Sindileite (sindicato das indústrias do setor), não existe um mecanismo para obrigar as empresas a usar ou deixar de usar determinados tipos de embalagem.

Em março de 2018, a organização planeja realizar um simpósio que deve unir especialistas e indústria para discutir o tema. Segundo Carvalho, o evento é o primeiro passo para a implementação de um sistema de logística reversa nas empresas paulistas.


Endereço da página: