Folha de S. Paulo


Fórum sobre o centro lota nas duas manhãs; veja impressões do público

Duas manhãs de auditório lotado por uma plateia entusiasmada atestam que o centro está na pauta de prioridades dos paulistanos.

Promovido pela Folha no recém-inaugurado Sesc 24 de Maio, o fórum Revitalização do Centro de São Paulo recebeu mais de 500 pessoas nas manhãs de terça (19) e quarta-feira (20).

Vinte especialistas, distribuídos em seis mesas de discussão, debateram questões de segurança, transporte, habitação, comércio, geração de emprego e os entraves que dificultam a plena reocupação da região central da cidade.

O secretário municipal de Habitação, Fernando Chucre, esteve na plateia para conferir os debates. "O ponto mais importante foi a percepção predominante que a produção de unidades habitacionais para um mix variado de rendas e usos é um dos eixos principais para a requalificação do centro", disse.

A região é tema crucial, segundo Francisco Gomes Machado, vice-presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Santa Cecília, Campos Elíseos, Higienópolis, Barra Funda e Vila Buarque. "A revitalização é importante pela possibilidade de gerar desenvolvimento econômico e turístico."

Para a cientista social Gabriele Cândido, o ponto positivo foi a diversidade dos palestrantes. O fórum recebeu representantes dos governos municipal e estadual, empresários, especialistas e representantes da sociedade civil. "Isso enriqueceu o seminário", declarou Cândido.

Não faltaram elogios, de quem estava no palco e na plateia, à reforma do prédio do Sesc, de autoria do arquiteto Paulo Mendes da Rocha.

*

Veja abaixo a opinião de algumas das pessoas que assistiram ao evento.

"Vim da Bolívia. Sei que aqui no centro há imigrantes da América Latina e da África que moram em ocupações. Temos que pensar que destino a sociedade dará a essas pessoas"
Mónica Rodríguez, 33, professora e ativista

Alberto Rocha/Folhapress
São Paulo, SP, Brasil, 20-09-2017: Monica Rodríguez, 33, professora e ativista. (foto: Alberto Rocha/Folhapress).
A professora e ativista Mónica Rodríguez, 33

-

"Eu fecharia mais ruas do centro para fazer quadras voltadas ao comércio, centros culturais e moradias –tudo deve ser público e sem muros. Aqui não é lugar para condomínios de luxo"
Carolina Sabino, 24, estudante de arquitetura

Alberto Rocha/Folhapress
São Paulo, SP, Brasil, 15-09-2017: Carolina Sabino, 24, estudante de arquitetura. (foto: Alberto Rocha/Folhapress).
A estudante de arquitetura Carolina Sabino

-

Sou de Salvador e nosso centro tem problemas semelhantes aos de São Paulo. A oferta de moradia e a revitalização dos prédios são essenciais para essas regiões"
Natália Matos, 29, arquiteta

Alberto Rocha/Folhapress
São Paulo, SP, Brasil, 20-09-2017: Natália Matos, 29, arquiteta. (foto: Alberto Rocha/Folhapress).
A arquiteta Natália Matos, 29

-

"As políticas pensadas para o centro querem soluções imediatas e não olham para o todo. É importante fazer um trabalho de longo prazo e integrado entre diferentes setores"
Gabriele Candido, 25, cientista social

Alberto Rocha/Folhapress
São Paulo, SP, Brasil, 20-09-2017: Gabriele Cândido, 25, cientista social. (foto: Alberto Rocha/Folhapress).
A cientista social Gabriele Cândido, 25

Endereço da página: