Folha de S. Paulo


Folha realiza fórum sobre agronegócio sustentável

Mauro Zafalon/Follhapress
SERTANEJA, PR, 21.07.2016: AGRICULTURA-MILHO - Milho na carroceria de caminhão em lavoura de milho no norte do Paraná. (Foto: Mauro Zafalon/Follhapress)
Milho na carroceria de caminhão em lavoura de milho no norte do Paraná

A Folha realiza, nos dias 14 e 15 de setembro, o fórum Agronegócio Sustentável.

O evento discutirá os desafios para o desenvolvimento do setor no país, que atualmente possui uma participação de 23% no PIB (Produto Interno Bruto).

Até o final de 2017, a safra agrícola corresponderá a um total de 240,3 milhões de toneladas, segundo estimativa do IBGE -um aumento de 30,1% se comparado à produção de 2016. É o chamado fenômeno da supersafra.

Apesar dos dados positivos, alguns fatores se apresentam como entraves para o aproveitamento da alta produtividade. A estrutura logística, tema de uma das mesas do seminário, é um deles. Pelos cálculos da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), os custos logísticos no Brasil equivalem, em média, a quatro vezes os custos argentinos e norte-americanos.

Outra questão debatida será o crescimento da agricultura orgânica no Brasil. De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, neste ano a área de produção de orgânicos chegou a 1,1 milhão de hectares, o dobro do que havia quatro anos atrás.

O fórum Agronegócio Sustentável também abordará questões como a aplicação de tecnologias no campo e a imagem do Brasil no exterior diante do impasse entre as demandas do setor agropecuário e a manutenção dos compromissos ambientais.

O evento terá início às 8h30 na Associação Paulista de Supermercados - APAS, (rua Pio XI, 1.200, Alto da Lapa), em São Paulo. Veja aqui a programação.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site Folha Eventos.


Endereço da página:

Links no texto: