Folha de S. Paulo


Folha promove seminário sobre combate à exploração sexual infantil

Jefferson Coppola - 24.mai.2012/Folhapress
SÃO PAULO, SP, BRASIL, 24-05-2012: Retrato de jovem de 17 que sofreu abuso sexual quando tinha 7 anos. Ela era molestada pelo melhor amigo de seu pai. (foto de Jefferson Coppola/Folhapress) *** EXCLUSIVO AGORA *** EMBARGADA PARA VEICULOS ONLINE *** UOL E FOLHA.COM CONSULTAR FOTOGRAFIA DO AGORA *** FOLHAPRESS CONSULTAR FOTOGRAFIA DO AGORA *** FONES 3224 2169 * 3224 3342 ***
Retrato de jovem de 17 anos que era abusada sexualmente pelo melhor amigo de seu pai, na infância

A Folha realiza, no dia 18 de maio (quinta-feira), o Fórum Exploração Sexual Infantil.

O objetivo do evento, realizado em parceria com o Instituto Liberta, é discutir como combater a prostituição e o abuso de crianças, abordando ações no Legislativo e Judiciário, redes de proteção a vítimas e testemunhas e maneiras como empresas podem ajudar.

O problema ainda é grave no Brasil: estudo da ONG Childhood Brasil mostrou que foram notificados, entre 2012 e 2015, mais de 157 mil casos de violência sexual de crianças e adolescentes no país –ou seja, quatro a cada hora.

Segundo levantamento do Disque-Denúncia, que atende pelo número 100, uma em cada quatro denúncias envolvendo crianças cita violência sexual, que abrange tanto abuso quanto exploração infantil. Em 2014, contabilizou-se quase 23 mil denúncias desse tipo, sendo que 65% dos suspeitos de praticar o crime eram da própria família da vítima.

Pesquisa realizada pela mesma ONG em 2013 e 2014 mostrou que, nas rodovias federais brasileiras, há ainda 1.969 pontos considerados vulneráveis de exploração sexual de crianças e adolescentes.

Mas avanços vêm sendo empreendidos. Em março, uma nova lei sancionada pelo Senado foi considerada um aperfeiçoamento do Estatuto da Criança e do Adolescente, ao prever que crianças vítimas de abuso não podem ser conduzidas repetidas vezes a prestar depoimentos a profissionais não especializados.

Outro projeto, aprovado em abril, alterou o texto do ECA, determinando o confisco de bens e dinheiro que tenham sido usados para prostituição de menores —o texto já previa a cassação da licença de funcionamento do estabelecimento utilizado na exploração, além de pena de reclusão de quatro a dez anos de prisão e multa para o infrator.

O fórum debaterá ainda a cultura do abuso no país, procurando discutir o que há de arraigado no comportamento e nas relações sociais do Brasil que torna difícil o combate à exploração sexual de crianças.

Entre os participantes confirmados no evento, estão a cantora Fafá de Belém; a deputada e ex-ministra dos Direitos Humanos Maria do Rosário; a senadora Lídice da Mata; Claudia Vidigal, secretária nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente; e Rosely Sayão, colunista da Folha.

O seminário acontece a partir das 9h no auditório da Unibes Cultural, na rua Oscar Freire, 2.500, em São Paulo. Veja a programação completa.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site Folha Eventos.


Endereço da página:

Links no texto: